#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

18.6.09

Iluminando o buraco negro







Nosso prefeito, o Sr Kassab, aquele sem filhos, abriu na Internet todas as despesas da Prefeitura, inclusive a relação de " nossos" 140.000 ( oops !) funcionários municipais. Nome por nome, com os respectivos salários.

Nada como alguma transparência já que somos nós que pagamos seus salários . Bastante interessante saber quanto ganha aquele digno servidor público que nos atende do outro lado do balcão. Ou não nos atende. Saberemos enfim quanto ganham por mês aqueles famosos e emblemáticos paletós ( ou jaquetas ) e bolsas placidamente pendurados nas cadeiras, em salas semi-desertas.

Melhor ainda, saberemos ( já imaginamos que é onde realmente rola a festa ) quanto ganham aqueles funcionários em cargos de " confiança " que possuem, entre outros talentos ( até técnicos , espero ) o hoje em dia muito desejável talento de ter amigos e parentes nos lugares certos da vida política-partidária. Os parentes do Sr. José Sarney que o digam.

Os respectivos sindicatos de funcionários públicos agiram rápido e entraram na Justiça contra a medida . Alegam, entre outras razões, que a medida pode provocar riscos para os quadros funcionais.

Concordo, uma parte deles a partir do conhecimento público desta listagem vai passar a correr um risco muito maior de reações destemperadas de nós que necessitamos de atendimento nas e das " repartições públicas", quando como sempre, somos mal-tratados e mal-atendidos.



Enquanto isso, nas Ilhas da Fantasia de nossos poderes constituídos a festa continua. Acabam de aprovar no Senado a volta de 7.343 vereadores para Câmaras Municipais de todo país. Claro, terão direito aos seus honestos salários para representar a sofrida população. Mas esse custo a mais é uma pequena marolinha nos nossos tão bem aplicados gastos públicos.
Ufa, agora o Brasil vai prá frente.


PS : é incrível, no Senado nossos nobres e exemplares senadores de todos os partidos criam funcionários-fantasmas com atos ... secretos. A criatividade de nossa classe política e funcionários que orbitam à sua volta é fantástica. Será que algum dia vão usá-la para bem praticar as atividades para as quais são eleitos/concursados/nomeados?


Millor


11 comentários:

Eduardo P.L disse...

Texto e ilustração impecáveis! Pecados mesmo só os salários de funcionários publicos!

Chica disse...

Maravilha! Temos mesmo que estar tri indignados com tudo que anda acontecendo.um abraço,chica

peri s.c. disse...

Edu
Thanks.
O salário não é nada, e as gratificações, licensas-prêmio, e outras mamatas vigentes ?

peri s.c. disse...

Chica
Só ficar indignado não resolve nada. Eles contam com a astronômica passividade do povo brasileiro.
abç

expressodalinha disse...

É por todo o lado...

Ery Roberto Correa disse...

Peça de retórica ilustrativa da falta de responsabilidade e respeito à nação é Sarney dizendo: "A crise do Senado não é minha, a crise é do Senado. E é esta instituição que devemos preservar..."

A gente sabe qual o estilo de preservação que se contém em tão inflamado e gaguejante discurso. A preservação do poder para manter as tetas cheias e manutenção da capacidade de distribuir benesses com o dinheiro alheio, custe o que custar - seja a ética, a moral, a vergonha, o decôro.

Entrementes, Lula viaja e de lá do outro lado do mundo, sem o mínimo pudor que pudesse relembrar "um cisco" dos velhos tempos de militância oposicionista, diz: "o senador tem história para não ser tratado como uma pessoa comum" (!)

Estamos mal, caro amigo. Além dos tiros na democracia pelas vias das decisões secretas, temos que presenciar o mau caráter oficial que hoje apóia quem antes repugnava (e desde aquela época com razão). Este apoio de Lula, sinceramente, é, pelo menos, uma afronta ao povo do Maranhão. E do Amapá, por que não?! O "Messias" sempre perde as melhores chances de fechar a boca, mas prefere cuspir improvisos.

peri s.c. disse...

Jorge
como dizemos aqui, a merda é a mesma em todo lugar, só mudam as moscas.

peri s.c. disse...

Ery
E quem disse que eles ( a maioria deles ) tem responsabilidade e respeito à Nação ?

Recomendo a leitura do ponderado texto " Carta aberta ao presidente Sarney " do jornalista Ricardo Kotscho, em seu blog Balaio do Kotscho ( http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/ ).
E aproveite leia o post seguinte, também muito ponderado, sobre a crise da USP. Ele , eu, fomos alunos de lá, e a maioria dos 130 comentários são também de ex-alunos, a maioria concordando com seu texto. Quando uma instituição de referência vai muito mal, tudo vai muito mal.

Ery Roberto Correa disse...

Peri, obrigado por tão preciosa indicação. Fui lá, li o texto - que reputo como dos mais lúcidos escritos nos últimos dias sobre o assunto, o que contém a melhor ideia para o Senado - bem como me ative a todos os comentários.

Tomei a liberdade de indicar o texto em meu blog e, lógico, tive que fazer um desabafo.

Valeu. Abraço.

Adelino disse...

Peri, ouvi ontem na "Hora do Brasil" (???) que "el gobierno" fderal vai criar o bolsa-selva... Pode isso?
Abraços

Adelino disse...

E esta vem de BH: um motel da cidade anunciou para o Dia dos Namorados:
- Aceitamos Vale-Refeição!!!
Estranho, mas tudo bem. Tempos de recessão braba...
Abraços