#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

6.8.08

Ascensão social :


isso nem Santos Dumont poderia imaginar. Mas ....


photo by P.S.C. Press Views

.... será que estes "new emergentes" sabem, além dos shoppings, exatamente onde estão se metendo?


46 comentários:

Silvares disse...

Deixa gozar um tempo (eu sei que no Brasil "gozar" tem um significado diferente do que tem em Portugal...). Quando vier crise financeira vão ter que pensar outra vez.

Anônimo disse...

é lula lá!

Anônimo disse...

Silvares
Quanto mais alto o barranco, pior o tombo. E para se aguentar no alto do barranco a conta é alta.

Anônimo disse...

Marcio
Lula... lula ...lula... ah! sim! Aquele um que não sabe de nada e é sócio do Daniel Dantas, através do Lula "Orange" Jr, eh, eh.

Anônimo disse...

lula... lula... ah sei! aquele que não sabe de nada e faz o melhor governo da historia do brasil... aquele que é 'sócio' do d.dantas mas qdo sair de brasilia, volta pra casinha de sao bernardo... aquele que é pai do lulinha, cujo aporte de R$ 5 milhoes feito em sua empresa é ridículo diante das somas praticadas no super-aquecido mercado de TI/telecom e games... aporte aliás, totalmente transparente, lícito e justificável.

Anônimo disse...

Marcio
Aporte bastante justificável mesmo, para uma firminha de fundo de quintal, mas cujo dono é filho do "Hómi". Será Lula Jr um novo Bill Gates tupiniquim ?

Casinha, não, na verdade um apartamento de cobertura. Hummm, comprado, dizem os maledicentes com financiamento pessoal daquele mesmo advogado que faturou 5 milhões intermediando interesses na venda da Varig junto a alguns gabinetes no Palácio da Alvorada.
Nunca, nos 500 anos de nossa história, um operário teve amigos tão generosos.
O capital e o trabalho enfim de mãos dadas, viva!

Mas, a idéia do post era discutir, não quem é o pai dos pobres, suas virtudes ou suas pilantragens, mas este fake e estranho " mundo da classe média " em que tantos estão "entrando" segundo comemorações governamentais e jornalísticas (a grande imprensa golpista não é mais a mesma), mesmo que só estatisticamente por critérios sócio-econômicos discutíveis. Numa casa onde 3 pessoas trabalham e ganham um salário mínimo cada uma, este domicílio é oficialmente de " classe média"! Que beleza! A classe operária chegou, sem perceber, ao paraíso.

Anônimo disse...

Não ACREDITO no que pensa o MARCIO GASPAR?
Lastimavel.
O pior é que não temos mais alternativas. É lula, PT e só!
O pior dos mundos. Estamos mesmo nivelando por baixo da classe média, que já não é, essas coisas!

Anônimo disse...

prezados eduardo e peri: jurei que não entraria mais nessas discussões políticas... mas é difícil manter a promessa! peraí: 1, 2, 3, 4.... 10! pronto! não digo mais nada!!

Anônimo disse...

xi...tá dando bode...

Anônimo disse...

Marcio
Já pensou que chateação se todos fossemos corinthianos ?

( pronto agora lá vem os corinthianos protestar ... )

Anônimo disse...

Roserouge
Estes bodes são tradicionais, dependendo do post, mas de vez em quando nos encontramos num boteco, quando nunca se conversa sobre política.

Anônimo disse...

Voltando ao Lula e só pra meter veneno na conversa, há um ditado cá em Portugal que diz assim:
"Não sirvas a quem serviu
não peças a quem pediu,
pede a quem herdou
porque não sabe o que lhe custou".

Anônimo disse...

Eduardo
Pulei você. De qualquer forma, democracia é discussão. Ainda bem. E manipulação, pelos governantes e pelos opositores. Ainda mal. Sempre foi e sempre será assim.

Anônimo disse...

Roserouge
Nesta conversa não é necessário meter veneno, ela esquenta fácil, fácil.

Jorge Pinheiro disse...

Acho bom haver classe média. A que preço, é outro problema.

Anônimo disse...

Nós cá chamamos a isso de "esquerda-caviar". Gritam muito pelos trabalhadores e tal, mas vivem nos melhores bairros, andam nos melhores carros, os filhos nos melhores colégios (particulares, caríssimos) férias do melhor e ai de quem lhes tire o champanhe! E só estou a falar duma ínfima parte. Pois, cá também há.

Anônimo disse...

Jorge
Nada contra a classe média, aliás sou historicamente dela.
Uma das questões é como classificá-la, pelo padrão referente à manchete do jornal uma casa onde a famíla, somados os rendimentos de todos que nela trabalham, e que no total atinjam a soma 436 euros/mês já é tida como "classe média". Aí em Portugal qual é o critério ? uma família é considerada de classe média ganhando esse valor ?

Anônimo disse...

Peri, é duro ter que "ler certas coisas". Você sabe, você sabe. Ainda bem que esta "era" está prestes a acabar, quando certo senhor voltará para sua "região alfabética" de origem, de onde, aliás, nunca deveria ter saído. Saravá!

Ery Roberto
www.infinitopositivo.blogger.com.br

Anônimo disse...

Roserouge
Os combativos esquerdistas como todo ser humano acostumam-se rápido com o bom, o melhor e o ótimo. E com as benesses de exercer e desfrutar do poder. Passam tranquilamente, apesar de manter os velhos discursos, a praticar aquilo que sempre condenaram em seus adversários ideológicos. Quando lembrados disso, fazem cara de paisagem.

Anônimo disse...

Ery
Calma, o "Homi" passou uns 20 anos gastando o gogó para chegar lá, não sei se vai querer largar o osso assim tão fácil, sempre há a possibilidade de um terceiro mandato, atendendo ao clamor popular, claro.

Anônimo disse...

ery, vc certamente é um cara inteligente e 'do bem'. portanto, fica muito mal unir-se ao discurso racista e preconceituoso daquela figura abjeta de sobrenome bornhausen. que aliás, depois de dizer coisa nojenta, semelhante à sua colocação, caiu no limbo, sumiu. destino que vc com certeza não merece.

Anônimo disse...

Marcio
Assino embaixo, importante seu lembrete : vamos nos ater às críticas ( e há um sideral espaço para elas ), evitando os preconceitos, que diminuem o espectro da boa discussão.

GUGA ALAYON disse...

É incrível não se perceber que Lula foi, é e será imprescindível para a boa história do Brasil no futuro(para os otimistas), assim como todo processo Collor/FHC.
Alguém tem dúvida disso?
Eu não.
O problema é antigo e não é simplesmente populista tipo "pai-dos-pobres". Creio ser muito mais freudiano tipo "mãe-dos-ricos".
abçs aos combatentes
Lula lá.

GUGA ALAYON disse...

A classe mérdia continua na mérdia.
Resumindo

Anônimo disse...

Guga
Pois é, não sei porque tanta comemoração por "entrar" na classe mérdia, aliás acho que ela está aumentando mais porque está caindo, do que por que os da baixa estão subindo. E os ricos, eh, eh, cada vez mais riem mais à toa,em Nova York e Miami.

Quanto ao Lula, ele é importante desde a época do estádio de Vila Euclides, onde desenvolveu suas duas maiores qualidades o carisma e o discurso popular. A terceira ( talvez uma qualidade,a se discutir ) a profunda esperteza é de nascença mesmo, mas lapidada pelo tempo.
Mas ele e o PT mudaram para pior nesta longa caminhada que já fizeram. Ser oposição é muito mais simples que ser situação.Na situação as demandas são outras.Erram como qualquer governo aliás, o problema é que se revelaram, nestes erros e na visível e tacanha manipulação do poder, iguaizinhos à aqueles que tanto atacavam, esquecendo todo idealismo que sempre "venderam"
Infelizmente nada mudou.

Anônimo disse...

Peri, ele já disse que não concorda com 3º. mandato. E, apesar de nenhum discurso político não ser objeto de cega confiança, eu acredito que neste caso ele esteja dizendo o que sente e o que está decidido a fazer. Portanto, esta preocupação eu não tenho.

Márcio, esteja certo que não tenho essa preocupação quanto ao mesmo destino de Bornhausen. Até porque não penso conforme a ocasião, não sou racista Tenho minhas convicções como cidadão comum, o que é bem diferente do político.

Por outra, Márcio, saiba você que não me uno a qualquer gesto racista ou preconceituoso. Esse Lula que aí está não é o mesmo que ouvi, inclusive pessoalmente, e até cumprimentei, por diversas vezes. Aquele, com as idéias que sempre pregou, merece todo o meu respeito. O atual, meu amigo, repito, tem é que voltar à sua base de origem. Talvez olhando o país do mesmo ângulo de antes, ele se reencontre com o verdadeiro.

Excusas, Peri, nessa linha é sempre necessário dizer o que se pensa.

Anônimo disse...

Ery
Perfeitas suas colocações.
Esta é uma tribuna quase livre.
Quase porque o que peço são discordâncias de alto nível. Que, ôba!, sempre acontecem.
Fico contente, temos uma seleta e amigável freguesia, até quando o assunto esquenta.

Ah! Quanto ao 3º mandato, sinceramente espero que não aconteça, particularmente para consolidar um pouco mais nossa democracia, que tem muito a ser melhorada e é ainda cambaleante depois de tantos anos de ditadura.

abraço

Anônimo disse...

nenhum de nós é o mesmo que era 10 ou 20 anos atrás, ery. por que o lula haveria de ser? em politica, especialmente no brasil, há que ser flexível, é preciso engolir vários sapos, é necessário fazer acordos muitas vezes escusos com gente que não merecia nem mesmo um cumprimento. mas ou se faz isso tudo e tenta-se melhorar o todo, aos poucos e onde (e como) é possível (o que vejo que o lula está fazendo), ou simplesmente deixamos o abacaxi para aqueles de sempre, e vamos todos pra luta armada. o lula se dispôs a ocupar esse espaço. ainda bem! eu não teria o mesmo estomago - e acho que nem você e nem o peri. por isso tudo, obrigado lula!

GUGA ALAYON disse...

Já eu ando com uma peninha enorme dos ricos. Tá difícil eles venderem os milhares de apês investidos em Miami

anna disse...

peri's mas quem é dessa classe de mérdia?

achava que eu era, mas hoje sou de uma classe volátil: com trampo sou dessa classe.
sem trampo sou da sarjeta.

Anônimo disse...

Ok, Viva Lula !


( aquela à dore do Monteverde -o original- na Barra do Tibagy, ali no Bom Retiro. Uma porção para dois.
Vai bem com uns brócolis alho e óleo - pedir para avisar o cozinheiro para não colocar muito alho - e acompanhada de um dos melhores choppinhos escuros de SP. Como não vende muito lá ainda é o escuro original Brahma, não aquele, argh, moderninho "Black". Supimpa !!!)

Anônimo disse...

Anna

Essa é a questão, balançamos dia-a-dia entre o céu, o purgatório e o inferno, sem querubins e serafins a nos proteger,esfolados pelas receitas federal/estadual/ municipal e com marcação corpo-a-corpo do gerente do banco .
Suamos ( frio ) mais que atleta olímpico.

Anônimo disse...

Marcio,

Eu também...1, 2 , 3 , 10...pronto!
Não se fala mais nisso! Mas que é duro saber...isso é!

Anônimo disse...

Marcio, não quero polemizar, não gosto disto. Apenas registro que quando falo naquele de antes e neste de agora, você tem absoluta consciência que estou falando de ideais. É isto que trinca. Quando no poder os ideais mudam radicalmente, o que significa que são todos iguais, o que consequentemente nos frustra por ter conhecido e "acreditado" no de antes. Sei que você me entende.

Anônimo disse...

Ery,

eu com o SAPO BARBUDO ( Quem dizia era o Brizola, insuspeito!) nunca ERREI. Não gostava dele antes, e gosto menos agora!Sou obrigado a confessar que ele me enganou para melhor!Mas daí a dizer que faz um bom governo vai uma distância abissal...

valter ferraz disse...

Peri,
cheguei agora e vou ficar só na arquibancada. Gostei do debate.
Abraços aos amigos

Anônimo disse...

Pô, Valter, estava esperando sua chegada aqui no debate,com aquele seu extintor de incêndio cheio de gasolina, ah, ah.

Anônimo disse...

eduardo, os numeros estâo aí pra comprovar. contra a luz do sol não há argumentos: cega os olhos.

valter ferraz disse...

Peri,
não deu prá mim. O combate, ops! debate, esteve muito, digamos assim, acalorado. Não tenho mais idade prá essas coisas. O médico recomendou que ficasse só com minhas histórias de sacanagem mesmo.
Abração

Anônimo disse...

Valter
Mas já passou, vamos às Olimpíadas.
e as histórias de sacanagem, ótimas.
abraço

GUGA ALAYON disse...

valter, História do Brasil e Sacanagem não são sinônimos?

Anônimo disse...

Guga
ah, ah, ah, na veia.

Anônimo disse...

Márcio, ufanismos à parte, costume que nos leva a dizer "que tudo aqui é maior do mundo", que "nuca neste país se comeu tanto...", "nunca neste país o pobre comeu tanto", "nunca se mamou tanto, isto é, se amou", "que a elite não quer...", "que a elite quer" etc etc. Há que se levar em consideração que o atual presidente está se beneficiando de muitas medidas impopulares tomadas pelo anterior, tais como venda de empresas públicas, congelamento de salário do funcionalismo público, e vai por aí. Todas medidas combatidas ferrenhamente por todos os meios pelo "atual", então oposição por oposição. É preciso entender muito pouco ou pensar que todos somos ignorantes ao dizer que "os preços subiram porque os pobres estão comprando mais, comendo mais". Ora, Márcio, o pobre do povo menos esclarecido está sendo levado a comprar até comida pelo credito fácil, cartões de crédito oferecidos de graça a cada esquina. Mal sabe que usando-os está caindo naquela situação do cachorro que tendo uma salsicha amarrado ao próprio rabo, fica girando a vida toda sem conseguir comê-la, no caso, quitar sua dívida. Enquanto isso as financeiras cobram juros de 500/600 por cento ao ano embutidos em "despesas financeiras". E além do mais, o "atual" pegou uma Economia com inflação praticamente ZERADA.
Absolutamente claro não torço contra o atual governo, ao contrário preocupo-me com ele, mas dizer que está uma maravilha, que foi o melhor de todos os tempos, é demais. Compreensível, entretanto, se levarmos em conta o que disse acima: costume nosso esquecer o passado.
Márcio, se quer saber, meus parabéns sinceros pra você. Admiro a sua coragem por ter entrado no meio dessas feras todas defendendo praticamente sozinho uma tese difícil de ser sustentada. Debate bom é assim. Mesmo que sejamos minoria.
Peri, obrigado pelo espaço. Márcio, mais uma vez meu grande respeito pela defesa de seus pontos de vista.
Resumindo: um ótimo domingo e UM FELIZ DIA DOS PAIS PARA TODOS NÓS...

Anônimo disse...

Adelino
Este espaço é exatamente para esse debate amplo, geral e irrestrito.E parabéns por tua abordagem.
abraço

Anônimo disse...

adelino, agradeço o elogio (que não acho que mereço) e retribuo o respeito a vc e a todos os debatedores. mas contesto o seguinte: quem está se esquecendo de coisas importantes é você, meu caro. lembro que, qdo o lula foi eleito, comentava-se dizer que ele iria virar a economia de pernas pro ar, não honraria compromissos, coisas assim. por conta disso, a inflação começou a subir nos ultimos meses do governo fhc, os mercados ficaram 'nervosos', as bolsas enlouqueceram, os arautos do alarmismo tiveram orgasmos. e o lula o que fez? entre muitas outras coisas, aperfeiçoou o que havia de certo na politica economica e começou uma VERDADEIRA distribuição de renda (não a ideal, é claro, mas a possível). ainda por cima, conseguiu algo inimaginável: pagou a divida externa e mandou o FMI lamber sabão. acha pouco?

Anônimo disse...

Meu caríssimo Márcio, concordo com 80 por cento do que disse, exceto que "este governo é o melhor governo da História do Brasil". Claro que usou uma "força de expressão", entendemos, mas que acabou sendo ótima para provocar um debate tão salutar, não acha?
Grande abraço para você, Márcio, e para o Peri também que nos proporcionou um ótimo tema para trocar impressões. O meu respeito.