#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

8.5.08

Chucrute com feijoada

A Auto&Design é uma das mais significativas revistas especializadas em design automobilístico no mundo. Na última edição de Jan/Fev, a matéria de capa é o UP!, da Volkswagen, criado seguindo os mesmos conceitos do Fusca : motor traseiro, durável, baixo custo de manutenção. Esperam que reedite seu sucesso. Já foi apresentado nos mais importantes Salões de Automóvel do mundo, no segundo semestre do ano passado.


Capa dupla da A&D
( clique nas imagens para aumentá-las )

O detalhe que nos interessa nesse carro é que ele foi desenhado pelo Marcão. Certamente com alguns palpites do José, seu irmão.
Pois é, dois brasileiros, filhos de um casal amicíssimo nosso, estão lá na Alemanha, no estúdio principal da Volks, trabalhando 12 horas por dia, mostrando que sonhos podem ser realizáveis.
Acompanhei os garotos desde seus primeiros rabiscos e tinha calafrios quando falavam que queriam desenhar carros, uma carreira muito complicada, com um mercado de trabalho muito restrito. Foram à luta, estudaram, desenharam muito e hoje estão no primeiro time dos melhores designers do mundo.


Desenhos, desenhos, desenhos. O Marcão está na foto de baixo, à direita.

Projeto de carro é interessantíssimo e complexo. Nem eles sabem avaliar quantos desenhos são feitos até as primeiras idéias serem consolidadas e definidas. Daí passam para os modelos em escala, que vão sendo revisados nos milimetros até chegar ao modelo em tamanho normal, que também vai sofrer um longo trabalho de acertos. E isso tudo em meio à complexas "negociações" com a engenharia e com o pessoal de custos. Um trabalho monstruoso.


Os modelos que foram para a escolha final

Os projetos são definidos em "concursos" internos, várias equipes participam e vão sendo eliminadas no processo, até que duas ou três soluções são levadas para a escolha final, quando participa a alta direção da empresa. No caso do UP!, pela sua importância foram quatro modelos, um deles criado em colaboração com um dos mais famosos designers italianos, Giorgetto Giugiaro ( é dele o design do Idea da Fiat que roda em nossas ruas, lindo carro ) .

Vida de pai não é fácil, ainda mais quando seus filhos trabalham diretamente com algo que vai para o mercado. Por enquanto meu amigo teve que escolher entre comprar o Space Fox, desenho do Marco ou o último Golf reestilizado, desenho do José. Acho que ele ainda vai ter que trabalhar muito e aumentar a garagem para poder colecionar os carros que seus meninos estão projetando e que virão por aí. Se bem que nem todos, estamos no Brasil, alguns dos projetos mais interessantes em que eles estão trabalhando nunca serão produzidos aqui .




36 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a você pela postagem. Ao pai pelo orgulho de ter dois filhos desse nível e gabarito, e aos meninos muito sucesso!

Forte abraço.
Obrigado pela lição automotiva!

Anônimo disse...

Eduardo
Obrigado. Parabéns para os "meninos", isso sim. Os pais, e o "tio" aqui babam ...
Essa postagem estava na prateleira faz tempo, mas uma parte do material não podia ser mostrada antes que a A&D publicasse a matéria.
Abraço

GUGA ALAYON disse...

acho o Idea lindo.
A Fiat realmente sempre está à frente no seu design.
Belo post.
abração

Anônimo disse...

Ahhhh,
então parabéns ao titio também!

Anônimo disse...

Guga
De vez em quando eles acertam, e bem,
o Punto é bem bonito. Segundo os meninos,o dpto de design da Fiat é bem ruinzinho.

Anônimo disse...

Ok, Eduardo, obrigado, esses " meus" garotos me dão orgulho, também

Anônimo disse...

Peri, eis um exemplo cristalino da velha conjugação do "prazer de fazer aquilo que se gosta" com "nível máximo decompetência" (nada de sorte, pois esta é só argumento de quem "vive esperando que as coisas aconteçam!). Boa tio! Parabéns aos guris.

Anônimo disse...

Ery
É bem isso que você escreveu.
Abraço

Anônimo disse...

Prezado Peri
O meu coração de pai ficou bastante emocionado com os seus comentários.
Muito grato. Os meus garotos por tabela também agradecem. Você foi muito simpático e gentil.
Thanks a lot!
Angelo e Selma

Anônimo disse...

A&S
Caríssimos
Modestíssima homenagem, mas muito merecida.
Para eles, e cá entre nós , para vocês que consolidaram as bases que permitiram que chegassem onde estão agora.
E irão muito mais longe.
O sangue, o suor e as lágrimas de mãe e pai tem lá suas recompensas.

and, don't mention it.
bjs

... disse...

Bom produto para o Armazém. Nada como fazer o que gosta, bela dupla de sobrinhos, melhor que huguinho e zezinho.
Ab.

Anônimo disse...

Peri, sou da opinião de que não se deve forçar nada que se relaciona com a escolha da profissão dos filhos. Isto tem limites, porque nem sempre é financeiramente possivel agor assim. Em sendo devemos deixar que sigam seus pendores.
Lindos desenhos de modelos. Eu escolheria os dois de que falou. E estaríamos conversados...
Por falar em pais, falemos de mães. Meus cumprimentos pelo dia de hoje a todas as mamães que compõem o seu ambiente familiar e de amigos.
Grande abraço. Ótimo domingo.

Anônimo disse...

Faaaaala Perizão!!!!

Meu, ficou demais o seu texto sobre a gente e o up! Puta homenagem bacana!!! Fiquei emocionado mesmo... já vi umas 30 vezes!!! Muito muito obrigado!!!

Abracos!!!!
Jose

Anônimo disse...

Fernando
Eles estão pensando em editar o Manual do Designer Mirim.
abç

Anônimo disse...

Adelino
Ainda bem que que diminuiram as expectativas dos pais para que seus filhos sejam médico, engenheiro ou advogado. Primeiro que essas profissões não garantem mais nada em termos de futuro e essa garotada tem hoje um leque muito maior de opções pela frente, o que ignifica maaiores chances de realizão pessoal.

E claro, um beijo enorme para as mães, esta sim uma "profissão" complexa.

abraço

Anônimo disse...

oops : "significa maiores"

Anônimo disse...

José
Poderia ter escrito muito mais e faltou colocar alguns daqueles outros desenhos de vocês que tenho aqui, inclusive aqueles mais antigos, originais grandões, que vocês me deram, lembra. Mas blogs tem uma certa "arquitetura" a ser respeitada, os posts devem ser concisos e enxutos.
Mas a "homenagem" é necessária, poucos vivem e curtem seu trabalho como vocês.

Anônimo disse...

Fala ae "Peri"zao!!!
Cara, quase chorei quando li o seu texto cara.....Lembrei realmente do comecinho da nossa jornada, quando desenhavamos no chao da minha sala, com canetas hidrocores.....rs...E lá se foram uns 20 anos já...
Eu falo pro Zé sempre, design é 90 por cento traspiracao, e o resto inspiracao.Nada como sentar a bunda e ralar, nao é mesmo?
Ah ,e além do mais, quem vive de gloria é museu, o negocio é terminar um projeto e comecar outro, de olho no futuro....E acho que isso que faz eu e o meu irmao termos sucesso.
Aliás, nesse projeto conheci o Giugiaro em pessoa....super simpatico, uma lenda do design.Conheci num sábado a tarde, na cabine de pintura da Italdesign, comendo uma pizza e vendo os pintores lixarem o "Primer" do show car....
Esse é um cara que nao vive de Gloria passadas,termina um carro e comeca outro....
Quem sabe nao posso ser um Giugiaro tupiniquim no futuro hein!!!..rsrsrs
Grande beijo pra todos , e é uma honra ter amigos como vcs!!!
Tschuss!!!

Anônimo disse...

Marcão
Ralação total. Uma das coisas que deixei de realçar é exatamente isso, já imaginou se vocês fossem contar quantos desenhos bem acabadinhos já fizeram ? E a barra de enfrentar na Europa a concorrência dos profissionais daí ( e os do resto do mundo, na verdadeira ONU que é o estúdio )com o agravante de nenhum deles botar fé que lá de um país tropical, onde acham que se encontram cobras e jacarés na rua, vai sair algum designer que preste. Ah, ah.
E aposto que vocês chegarão a ter a importância de um Giugiaro. É mole ? Maior responsa , hem
abração

anna disse...

peri's, dá mórgulho, mesmo não sendo o papy!
só de ter visto os meninos crescerem já é o máximo.

Anônimo disse...

Anna
Ô se dá, conheci os meninos quando eles tinham uns 7/8 anos de idade, desde então são "de casa". Vi os seus primeiros desenhos, eu era o "tio artista", que era meio que do ramo e dava uns cuidadosos palpites.
Até hoje, quando estão por aqui, reservamos um tempinho para conversar sobre trabalho e as complicadas injunções que estas áreas de criação sofrem, e que vão dos conflitos vaidades dentro de equipes, influências políticas em decisões e etc, que enchem muito o saco.

Anônimo disse...

Peri, eu fico emocionada com a emoção dos pais ,
a do(s) 'menino'(s)e a sua também.
E acho que você é mesmo o "é o maior".

Tenho vindo aqui sempre mas caladinha do mesmo modo que você no SR.

Mas, hoje não dá pra segurar:
Olha só:
" Mas blogs tem uma certa "arquitetura" a ser respeitada, os posts devem ser concisos e enxutos."

Putgrilao! É mesmo, e por isso eu volto pra casa abatida, arrasada pensando em algum desses atos ou gestos tresloucados: guaraná com formicida, atear fogo às vestes, jogar do 8º andar.
É! Pois é!
Adeus mundo cruel :-o(

Não antes, é claro, sem deixar um beijo pra você.
"Feio!" Humpft!
M.

Anônimo disse...

Putzgrilo, tá cheio de erro, cheio de "typos"
Perdoe mais isso, OK?
;-)

jayme disse...

Peri, cada baita desenho! É por causa de desenhistas assim que enfiei a viola no saco e fui procurar outra profissão. :-)

Anônimo disse...

Meg
Somos mestres em visitas furtivas, hem ?

Guaraná com formicida ? Hoje em dia é mais saudável guaraná-diet com formicida.

"Olhei" só : é uma regrinha meio que informal essa da concisão, a moçada blogueira tem o compromisso de olhar muitos blogs porisso quando pegam pela frente algum post calhamaçudo, imagino que saltem fora. Assim como só olham o último post ( o que originou aquele selo ali na barra ao lado : " respondemos posts antigos" ). Sou algo minimalista, mas dependendo do assunto é interessante aprofundá-lo, quem quizer que leia.
Neste post não me estendi demais, tinha vários outros desenhos e várias histórias para acrescentar, mas queria que fosse lido. Talvez ele tenha até um segundo post-filhote.
Tente algumas experiências à la Dalton Trevisan, eh, eh.

beijos

Anônimo disse...

Jayme
Também passei por esse problema traumatizante mas, teimoso,continuei nela.
Informação técnica para você que cuida de produção gráfica : Note os desenhos coloridos : não tenho certeza sobre esses aí que aparecem na matéria, mas talvez eles tenham sido feitos em photoshop e com ... teclado e mouse ! Os "garotos" já me fizeram uma demonstração disso, é um absurdo, quase que enfiei meu computador no saco.

José Louro disse...

Dá gosto ler estes comentários.
Abraço.

Anônimo disse...

José
os comentários dão um colorido especial ao blog, além de permitir muita diversão ao respondê-los.

jayme disse...

Nossa, Peri, que nem no autocad?

Anônimo disse...

Jayme
Muito melhor que autocad, porque você faz as sombras e os brilhos criando os volumes.
O impressionante é que parece desenho à mão feito com aerógrafo.Você precisava ver eles fazendo todas aquelas " curvinhas " no photoshop.

Um detalhe interessante : na barriga da miséria, nascidos brasileiros, aprenderam na marra desenhando à mão, e dão um baile na moçada que trabalha junto com eles. Isso causa frissons lá no estúdio, porque os demais designers da faixa de idade deles e vindos de países desenvolvidos, aprenderam a desenhar em computador, desenham mal à mão.

Eles usam lá, agora, programas gráficos mais específicos, que custam trocentos milhares de dólares. Mas ainda brincam no velho e bom photoshop. E mesa digitalizadora, parece que só agora apareceu uma com qualidade que os satisfaz, estão começando a abandonar o mouse eo teclado.
Mas o principal do processo são as maquetes ( os " clays" ) . Nelas é que são feitas as finalizações importantes.
Na 1:1 eles usam sobre a argila uns filmes, pinturas especiais e algumas peças reais ( rodas, eventual/ faróis ) que todo mundo que vê jura que é o carro pronto.

Anônimo disse...

Mais um membro da família passando por aqui. Adorei o post (merecidíssimo) e a homenagem aos meus primões lindos e talentosos e ao meu tio e tia não menos fantásticos! =)
Dá orgulho fazer parte desta família!
E já disse quando desejarem enviar um modelo pra prima testar no Brasil, já têm o endereço, né? ;)
Beijos!

Anônimo disse...

Mariana
Obrigado pela presença, os primões merecem mesmo.
Quanto ao test-drive, estou na fila faz tempo, eh, eh.
bjs

Norival R. Duarte disse...

Peri:
Pelas suas palavras, dá pra gente sentir o orgulho de todos aqueles que foram responsáveis e que acompanharam o crescimento dos garotos. E porque não de nós, brasileiros, também?
Grande abraço.

Anônimo disse...

Caro Norival
Pois é Norival
Nossa midia só se preocupa com os esportistas que marcam presença lá fora.
Para você ter uma idéia comparativa esportivamente falando, o Marco e o José estão na Fórmula 1 do design. Brasileiros na área deles,no exterior que eu saiba só mais um, com real projeção.
abraço

Francisco Coelho disse...

peri

Depois de tudo que ja foi dito acima só posso dizer que para mim foi uma bela surpresa,afinal conheço o pai dos que estão entre os melhores do design automobilistico.Parabéns

Abç

Anônimo disse...

Chico
Você o conhece ? De onde ?