#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

20.11.08

Rapidinhas Multidisciplinares




1. Brasil 6 x Portugal 2. Maldades do destino, enfim a Seleção consegue fazer um bom jogo mas ... perante uma, hummm, "seleta" platéia e não frente a sofridos torcedores que morrem com seu dinheiro muito suado para exercerem sua maior paixão e vaiar o valoroso time quando não joga nada.
Festinha particular, dos 25.000 ingressos, 20.000 foram distribuídos para convidados da CBF, governo do Distrito Federal, e outras inimagináveis autoridades de plantão numa magnífica e milionária boca-livre político-sócio-esportiva. Para os torcedores, que não são chegadinhos a nenhuma "otoridade", 5.000 ingressos vendidos pela bagatela de R$180,00 preço mínimo ( atrás dos gols )
.
O resultado não quer dizer nada, se nossa Seleção jogar no sábado contra Equador, Bolívia ou Paraguai, bem capaz de apanhar por 3 ou 4 gols de diferença.

2. Interessante o sequestro desse superpetroleiro Sirius Star , dizem que o maior navio do mundo, 340m de comprimento, pelos piratas da Somália. Desta vez os modernos bucaneiros ( ótima essa palavra ) exageraram, jogando seu rentável negócio na midia mundial e criando urticárias em sheiks, companhias petrolíferas e seguradoras. O navio vale U$$150 milhões, e os 2 milhões de barris de petróleo que estão em seus porões , mais U$$ 100 milhões.
O negócio é tão bom que já há um boom imobiliário na região do porto que serve de base para as operações expropriatórias. E, sinal do clima meio relax que rola em terra , já surgiram na cidade restaurantes especializados para atender os reféns que não gostam da culinária somali, são mais que 200, dos 17 navios que lá estão.
Esses eventos permitem que conheçamos um pouco mais de geografia, afinal alguém aí sabia exatamente onde fica a Somália ?

3. Um trágico acontecimento esta semana na Bolsa de Valores de SP. Um operador tentou o suicído, em pleno pregão, dando um tiro no próprio peito. O fato me provocou uma puntual meditação, já que o pregão não foi paralizado formalmente nem por um segundo por causa disso.
A Bolsa, altar do capitalismo onde o milagre da multiplicação da grana é praticado, só pára mesmo quando é acionado o " circuit braker ", instrumento para protejer os capitais dos sofridos aplicadores das hoje constantes quedas acentuadas. Business sempre em primeiro lugar, o resto ... ora o resto.


4. Apesar de todos ( isto é, quase todos, ou melhor uma boa parte deles) seres humanos passarem suas vidas em abrigos cobertos, a Arquitetura, estranha modalidade que teima em desenhar e melhorar esses abrigos lutando contra tudo e contra todos , é o ópio dos ... arquitetos.
Infelizmente é um assunto de interesse algo restrito aos praticantes da especialidade, apesar de já ter ouvido de mais de trocentas pessoas a inocente afirmação " oh, sou um(a) arquiteto(a) frustado(a) ". Ah, ah, e compram um apartamento "neo-clássico", "mediterrâneo" ou uma casa " colonial" ( esta na praia, claro ).

Bem , para quem gosta do assunto, um link novo aí nos favoritos, de um blog novo, da Marlene Acayaba. Arquiteta, professora de história da Arquitetura, tem uma imprescindível tese de mestrado, publicada em livro, sobre os projetos das ( melhores* ) casas paulistas de 47 a 75 . E ela é mulher de um dos grandes arquitetos paulistas, o Marcos Acayaba. Moram em uma das lindas casas projetadas por ele. Ela tem histórias para contar de um dos periodos mais significativos de nossa Arquitetura.
* melhores entre parenteses, porque contentar arquitetos não é fácil, ô raçinha enjoada. eu não discuto, são as melhores.

35 comentários:

Anônimo disse...

6 X 2 !
Cochilo: Ato ou efeito de cochilar,de cabecear com sono...(Houaiss).
O gol perdido por Peri foi feito de cabêça por Adriano,num cochilo da zaga.
Abraços
Günther.

Anônimo disse...

2- Somália deve ser a "Terra do Nunca".
3- Se o operador desse um tiro no próprio "pregão",paralizado,êle teria uma queda mais assentuada,digo,acentuada.
4-Ótima dica.
Günther.

peri s.c. disse...

Günther
1. 6x2 ! perdi um gol feito.
2. Terra do Nunca vamos deixar navio passar por aqui
3. Devia ter dado um tiro no painel eletrônico. A primeira notícia que ouvi no rádio, foi " Movimento da bolsa, tirando o pequeno incidente acontecido no Pregão ... "
4. Uma dica que promete.
4.

valter ferraz disse...

Peri,
o jogo arranjado para "levantar" o dunga. A patuléia paga, claro.

Somália fica perto de Tonga?

O operador escolhgeu o lugar errado. Se fosse na Paulista, dava mais ibope.

No quesito arquitetura, não discuto. Voce é a otoridade.

Abraço forte

peri s.c. disse...

Valter
- Platéia arranjada para não vaiar o Dunga, lá só tinha " gente fina". Agora eles já estão acostumados a distribuir ingressos, no Rio tiveram que fazer isso para dar a impressão que havia muita gente no estádio.

- Entre a Mironga e o Kabuletê.

- Daria Ibope se fosse um banqueiro ou doono de corretora.

- Otoridade é a Marlene.

abração

Silvares disse...

Esse tal 6-2 visto deste lado (de Portugal) parece mais coisa arranjada para mandar o nosso treinador, o Prof. Queiroz, para a Dunga que o pariu. Ou pensam vocês que só há Dungas no Brasil?

Somália fica onde, mesmo? Ah, já sei. Pois é, até pensei que só eu é que não sabia.

Business é coisa louca. Nesta terrinha, do lado de cá do mar-oceano, o estado empresta milhões aos bancos. É o dinheiro dos contribuintes, porra! Mas, quando os contribuintes forem pedir emprestado aos bancos, como vai ser?

Arquitectura é coisa eterna. Enquanto houver bicho homem, claro, que os outros bichos não sei lá o que fazem. Fazem tocas e ninhos e coisas assim.

Anônimo disse...

Item 2.
Eu sabia onde ficava a Somália.
Nâo sabia onde ficava Ruanda(belo filme que assisti,Ruanda).
Fui pesquisar.O presidente de Ruanda se chama Paul Kagame.O País deve ser rico em emprêsas privadas que investem também em papéis.

Günther.

Anônimo disse...

Silvares
- Os Dungas e profs. Queiroz assumem os comandos das seleções graças aos obscuros interesses e objetivos dos presidentes das obscuras Federações, deviam ir todos juntos para o aconchego das senhoras que os pariu.

- Agora todos sabemos. Importante para nossa vida diária.

- Como dizemos aqui "quem pode mais, chora menos" . Bancos e grandes empresas podem mais, já que vão lá cobrar o "favor" feito com dinheiro colocado nas campanhas políticas .

- Arquitetura é eterna, os arquitetos passageiros. Exceto, como em tudo, alguns.

Anônimo disse...

Günther
A Africa continua misteriosa.

anna disse...

adorei a goleada, brasileira média que sou. a mim não custou nada a alegria, apenas umas latinhas de cerva. e ainda vi minha amiga purtuga cantando no campo.
ainda não estou globalizada. a pirataria dos petroleiros e os cheiques estão tão distante de mim, quanto a somália do meu abrigo caseiro.
quanto ao mercado das almas, prefiro ouvir aos berros e animadamente as boas ações dos amigos.
eu imagino o que nomes como maison picasso, edifício piazza san marco, e outros, aliados ao desenho neo clássico e muderno à la dubai, devem movimentar os cemitérios onde os considerados bons arquitetos, pavões natos, dormem.

Anônimo disse...

Anna
- Chique, a amiga cantando, não ?
- Mas o que acontece lá, acaba sobrando por aqui.
- Muito melhor
- Não só os que estão na horizontal sete palmos abaixo, os bons vivos, que estão na vertical também se reviram em suas covas virtuais .

Anônimo disse...

alvissareira a notícia do retorno dos piratas aos sete mares. sempre gostei desses tipos.

Anônimo disse...

Marcio
Tipos interessantes.
Esse ressurgimento empresarial da bucaneria vai provocar, pelo incremento de demanda, um aumento dos preços internacionais do barril de rum, dos papagaios e das pernas-de-pau.

anna disse...

peri's, e dos olhos de vidro!

Patty Diphusa disse...

Peri

òtimas observações. Mas o título pegou. Nem imaginava que rapidinha podia ser disciplinar quanto mais multi. rs

Bjs

Anônimo disse...

Anna
"Eu sou o pirata da perna de pau
Do olho de vidro da cara de mau

Minha galera
Dos verdes mares não teme o tufão
Minha galera
Só tem garotas na guarnição
Por isso se outro pirata
Tenta a abordagem eu pego o facão
E grito do alto da popa:
Opa! homem não!"

Braguinha, 1946

Acredita que no You Tube não tem nenhum vídeo com essa música? ia para o Coreto Musical da semana.
Muito fraco esse iutubi.

Anônimo disse...

Patty
Rapidinhas, um antigo dpto. aqui do Armazém.
E quanto mais multidisciplinares, melhores, eh, eh.

bjs idem

Anônimo disse...

Peri, não acredito em jogo para ajudar Dunga. Aí também vocês estão exagerando. Só soube do resultado no dia seguinte pelos jornais, tal o meu interesse.

Gostei da marchinha composta por Braguinha e cantada por Nuno Roland em 1946. Quer dizer, agora por Peri...

Não soube da tentativa de suicídio do operador da Bolsa. E a coisa mal começou. Quando piorar a Avenida Paulista vai ficar salpicada de gente atraplhando o já conturbado trânsito paulistano.

Grande abraço, Peri. Feliz final de semana.

Anônimo disse...

Adelino
O jogo nada teve que ver com o Dunga.
Mas seguramente faz parte das ações da CBF para envolver a politicaiada pátria no Mundial de Futebol, muita, muita grana envolvida. Muitos interesses envolvidos. Muitos conchavos.É isso. Gostaria de ver algumas reportagens efetivamente investigativas, feitas por jornalistas fora do meio futebolístico, contando o que rola nos bastidores políticos-econômicos-financeiros de se organizar um Mundial, e quens ( no plural, mesmo ) vão levar quanto.

Linda marchinha. aliás , o grande Braguinha tem preciosidades neste departamento.

O assunto do operador foi cuidadosamente abafado, pequenas notinhas de pé de página.

abraço, bom domingo.

Anônimo disse...

Peri/Adelino:
A História nos diz todas as Estórias.
Meta Linguagem.
É a mala-prêta,dentro da mala-prêta, dentro da mala-prêta,...
Profissionalizaram...
Günther.

sonia a. mascaro disse...

Falando em arquitetura, acho que você conhece, mas em todo o caso, aqui o link para The Dairy House.
Bom domingo!

Silvares disse...

Já que falam nos hinos cantados antes da tal peladinha (ou relvadinha?) sempre vou dizendo que a Eugénia (Geninha para os amigos) deu à Portuguesa umas voltas meio estranhas. Foi cómico ver os jogadores a tentarem acompanhar a sua interpretação artística com a rigidez vocal característica dos futebolistas.
O hino brasileiro... bom, esse hino é mais comprido que a Route 66 que liga o Atlântico ao Pacífico lá para as terras dos EUA!!! para mim foi também cómico pois, sempre que eu pensava que já tinha acabado, continuava uma e outra vez. Nunca tinha ouvido esse hino completo. Têm de criar uma "short version" para usar em certos acontecimentos.
:-)

Anônimo disse...

Sonia
não conhecia, valeu a indicação, obrigado.
e bom domingo , também.

Anônimo disse...

Silvares
Peladinha,sei lá por que esse nome, mas tradicional.
A Geninha é amiga, aqui em SP, da Anna, do Marcio e de outros blogueiros que frequentam o Armazém.
Nosso hino, é esquisito e interminável mesmo ( está mais para Route 132 ). Fico pensando se hinos patrióticos deveriam ser intocáveis. A "short-version" normalmente usada é só a metade dele. O povo não sabe nem a metade, quanto mais inteiro.

Anônimo disse...

Peri,

obrigado por SEGUIR o Varal!
Estou ILHADO em Floripa e volto para SP sem conseguir chegar em casa! Essa nunca tinha acvontecido comigo!Quando se pensa ter passado por todas...as águas desmentem! Esta DERRETENDO o ESTADO!

1.01 disse...

6 menos 2=4

é equivalente a 4 a 0, não é caso para tanto!!!
:)

abraços

Anônimo disse...

Eduardo
Ah, ah só hoje descobri o que era aquilo ( que eu vinha acompanhando já faz um tempo) e como funcionava. E depois descobri como funcionava aqui no meu.
Hilário.

Já li sobre sua saga aquática, lá no Varal.
abraço

Anônimo disse...

0.04
Uma equivalência relativa, 6 é 6 mesmo.
Excelente seu blog que não é blog. Você detonou com os templates do blogger.
abraços

GUGA ALAYON disse...

Pensei em abrir uma filial bucaneira ali em Angra depois que ouvi essa notícia. Começar pequeno. Nada mair que 60 pés.
Depois expandir pelo pré-sal e quem sabe uma parceria com a petrobrás num consórcio bucaneiro nacional.

*
Faziam casas ainda naquela época.
Gde dica, mestre
*

Anônimo disse...

Guga
Boa idéia
Iates ( de quaisquer pés ) sempre levam lindas garotas que adorariam a idéia de serem arrebatadas por simpáticos bucaneiros.
Já no pré-sal e petrobrás, o buraco literalmente é mais embaixo, assunto para profissionais.

Anônimo disse...

Guga
Faziam, e essas casas apesar de terem 40, 50, 60 anos de idade, a maioria as considera " modernas demais" para morar, ah, ah.

José Louro disse...

Combinado sim mas precisava ser tão bem combinado?
Abraço.

anna disse...

guga tá precisando de sócia?

as lindas garotas eu dispenso. mas o resto dos despojos podia ser meio a meio.

que tal?

valter ferraz disse...

Anna,
vc seria uma pirata linda!
(que o Márcio não me "ouça")

Anônimo disse...

valter, cuidado com a perna de pau dele, hein?