#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

27.9.07

Ressurgindo alegre do limbo

*2ª edição, revista e atualizada

Atento às novidades achei nessas andanças virtuais curiosas referências à respeito de uma tal de toy-art. Cara de interrogação : What merde is that ? Nas pesquisas necessárias desemboquei no site de uma de nossas jornalistas especializadas nas "tendências" do "mundinho fashion", ou seja uma jornalista ampla e irrestritamente supérflua. O título da matéria : " Designers se jogam na onda dos art-toys , blá, bla´, bla´... " Humm, humm, designers se "jogam" ? Eu, heim, então tá. Encurtando a conversa : são uns bonequinhos (cos,cões) de desenhos estranhos, em tecidos recheados costurados e feitos à mão. O velho ursinho de pelúcia revisitado. Não sei para que tanto esforço, tanta badalação, tanta horas empatadas nestes exercícios criativos se temos em nossa história um premonitório exemplo de toy-art, do tempo em que nem se pensava nisso :

The best, o incrível, o insuperável ...... Mug !!!!!!!!!!!!!!!!!!!


E o Mug tem a vantagem, conforme diz a lenda, de trazer sorte a seu proprietário, desde que ele o tenha ganho de presente.
Criado pelo Carlito Maia , eram feitos até anúncios na imprensa sobre os poderes muguianos. Sem direitos autorais reservados, sem patentes, sem contratos de exclusividade, sua cópia era livre e desimpedida.
( O Eduardo, do Varal de Idéias, que foi amigo do Carlito vai fazer um post merecido e especial sobre ele )




Já existem sinais do retorno triunfal deste exótico e fofo agente da sorte, inclusive com anúncios no Mercado Livre.
E como sorte não é coisa
de se jogar fora, estamos à disposição: aceitamos Mugs de presente, podem jogá-los em nossos jardins, enviá-los por moto-boys, remetê-los via Sedex.


Estes registros fotográficos foram obtidos no blog de um velho aficcionado pelo Mug, o jornalista Flávio Gomes, um cara meio estranho : tem um Mug, torce pela Portuguesa, coleciona DKWs e outros clássicos antigos, e gosta de Ladas e quaisquer outros carros oriundos da vetusta Cortina de Ferro. Seu blog, sobre automobilismo, é um dos melhores que conheço, na concepção do que deve ser um blog. Tem também um site , Grande Prêmio, onde os que odeiam corridas e gostam de literatura encontrarão uns tais " Diários de Viagem ", crônicas feitas nas voltas que deu pelo mundo cobrindo a Fórmula Um. Elas não tem a ver diretamente com as corridas, mas com as aventuras e vivências destas viagens. O cara escreve muito bem, dá um banho em muito cronista famoso por aí.

22 comentários:

Eduardo P.L. disse...

Peri, muito oportuna a lembrança do famoso, e saudoso MUG. Criado pelo Magaldi & Maia, leia-se CARLITO MAIA, meu amigo, no tempo da Jovem Guarda, e do não menos saudoso SIMONAL. Tudo correlato. Saudosamente melâncólico.

Parabéns pelo ACHADO.

peri s.c. disse...

Eduardo
Muitíssimo obrigado !
As informações que faltavam e eu não conseguia localizar!
Carlito Maia...grande Carlito. Pela sua lembrança, deveríamos todos ter um Mug.
Talvez alguém pergunte quem foi o Carlito, vou deixar esta tarefa para você, que foi amigo dele.
Abraço

GUGA ALAYON disse...

mug do milênio

peri s.c. disse...

Ah, ah, ah.
ótima, Guga.

Marcio Gaspar disse...

Peri: me lembro que havia MUGs de todos os tamanhos, do chaveirinho ao modelo JoãoBobo, mas sempre com os braços abertos, a sainha escocesa e a cara de assustado. Tem um exemplar exposto lá na Lanchonete da Cidade. E é, sem dúvida, o precursor da tal da toy-art. Parabéns pelo achado!!

anna disse...

nunca mais tinha visto um desses.

e por falar em ver, gostrai também de ver um designer se jogando numa tendência.
sô de imaginar me arrepio...

peri s.c. disse...

Marcio, irei lá , me ajoelharei e pedirei as bençãos muguianas.

peri s.c. disse...

Anna,
Deveriam se jogar ... de uma ponte.
O que seria visto como uma nova ( e saneadora ) tendência.

anna disse...

peri's, e não me venha agora com anel brucutu que eu já tô me sentindo uma múmia, perto de uma depressão.

paulammarques (p2m) disse...

peris, e haja tendência... mas você foi à luta e desencavou o mug, hein??? anna, toy-art na veia, ou na véia?

Eduardo P.L. disse...

Peri, combinado. Topo a tarefa de fazer um post sobre o Carlito Maia.

peri s.c. disse...

Anna
Estas ondas retrô tem limites.
Calça Calhambeque, botinha de ziper lateral aberto e anel brucutu, jamais.
Nem todos os meus sais me recuperariam da crise se visse isso de novo. Juntos ou separados.

peri s.c. disse...

Paula
essa foi fácil, eu já estava desencavando o pimpolho.

peri s.c. disse...

Eduardo
Bela tarefa. Aguardamos

e-grafia disse...

Isso não é do meu tempo não.
Mas, como ele tem a cara toda chapada, lembra muito o meu cachorro.

Se eu soubesse disso antes, talvez o GARU se chama-se MUG, hehehe..

peri s.c. disse...

E
O seu cachorro é que lembra o Mug. Você em um Mug ambulante em casa.

Eduardo P.L. disse...

Peri, voltei para conferir a atualização. Boa também! Oportuna.
Agradeço sua citação no comentário do blog do amigo português A Janela do Alberti, e me congratulo por ter a mesma opinião. Quando indico para OS PRÊMIOS , blogs de Portugal, tem blogueiro no Brasil que chia....mas é uma constatação: eles tem muito a ensinar! E aprender, é sempre muito bom.

Bom domingo e abraço

peri s.c. disse...

Eduardo
Blogueiros do BR chiando? Ridículo!
Eu já indiquei os lusos em uma oportunidade, tranquilamente.
O nossos amigos d'além-mar são fortíssimos em qualidade, apesar do também pertinente comentário do José Louro, quando elogiou a qualidade dos nossos.
O melhor blog de arquitetura que conheço é A Barriga de Um Arquiteto, de desenho A Janela de Alberti e o Desenhador do Quotidiano ( que creio fui eu que destaquei ambos, por aqui, pela primeira vez ). Nos textos, cáusticamente com uma refinada dose de humor e excelente texto, o Azeite&Azia é uma beleza e tem a Porta do Vento, Três Pastelinhos. Todos de altíssimo nível. Claro que representam minhas preferências pessoais, mas a qualidade é indiscutível.
Acho importantíssimo estreitarmos os laços com eles.

Abraço, bom domingo

valter ferraz disse...

Peri, fiquei uns dias sem pousar os olhos por aqui e vejo que estás cheio de novidades.
O post sobre as obras do Aleijadinho foi ótimo. Essa semana estarei em Sampa e vou passar pelo CCBB para conferir de pertinho.
Quanto ao MUG, lembro de ter tido o meu também que lógico,perdeu-se pela vida. Talvez isso explique a sorte ter ido embora em algumas ocasiões.
Mas, estou convicto, arrumarei um outro Mug.
Abraço forte

anamoraes disse...

"Uma vida só é pouco. Com coragem, pode ser muito" Carlito Maia (Viva ele!!)

peri s.c. disse...

Valter
Por aqui sempre novidades.
Quando não há novidade, isso é uma novidade também.

Já ouvi rumores sobre súbitas desmaterializações de Mugs. Talvez isso tenha acontecido com o seu.

abraço

peri s.c. disse...

Ana
Um grande frasista.
Viva!