#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

31.1.07

Luz bem no meio do túnel

Um dia, na Pinacoteca vi um belo trabalho, Metabiótica, de Alexandre Orion, que unia finíssimo desenho e fotografia. O artista desenhando na cidade e depois ficando à espreita da relação destes desenhos com incautos passantes. Bárbaro.


Hoje revi o folheto da exposição e procurei seu site . Lá uma surpresa . Que grande idéia e que execução! Ossário, obra feita no túnel Max Feffer em julho de 2006.


Durou pouco, muito pouco. Esta intervenção, na contramão do emporcalhamento geral pichatório da cidade, foi executada, desenhada, na barulhenta calada da noite, limpando a fuligem existente nas placas acústicas do túnel. Que sacada ! A arte criada sobre o descaso . A polícia apareceu, mas não podia fazer nada, o artista não estava dilapidando o patrimônio público, estava na verdade “ preservando “ este patrimônio. Mas óbvio que não podia ficar assim, as autoridades responsáveis foram acionadas e um carro pipa e uma operosa equipe de limpeza apareceram para a necessária higienização do ambiente . Ficaram as fotos. Visitem o site e vejam os dois trabalhos , a arte cutucando a cidade.

11 comentários:

Anônimo disse...

espetacular

Anônimo disse...

peri's, será que enetendi bem ? o branco nas ossadas é parede limpa? inacreditável.

Anônimo disse...

O cara é bom prá dedéu.
Anna, as ossadas foram desenhadas "apagando" a fuligem, incrível.

Anônimo disse...

Completando : Não deixem de ver, mesmo, o trabalho dele, via o link. Lá tem mais fotos das ossadas e o Metabiótica é prá ficar pensando como ele integrou seus desenhos em determinados "enquadramentos" urbanos e depois o trabalho de fotografia em cima destes sítios . Do caralho.

Anunciação disse...

Achei muito lindo,mesmo.Que artista!

Ana Moraes disse...

já tinha visto, e adorado. Tá antenado, hein, peri??

Anônimo disse...

Anunciação : artistaço
Ana : olho vivo e faro fino para antenações acidentais

Anônimo disse...

Pois é, Peri,
belo trabalho e belo blogue do Alexandre!
Quanto à açaõ da puliça,achei perfeita.
Pra mim, esse cara é cumunista.
Abração
fernando cals

Anônimo disse...

Só pode ser mesmo um comunista frio e calculista, Fernando, fazendo esta obra de arte provocativa em plena região da Faria Lima, antro do Shopping Iguatemi, templo de consumo da alta burguesia. Por que não foi desenhar lá na Av. Sapopemba ?

Anônimo disse...

Surpreendente.

Anônimo disse...

No de cima faltou a sombra do vaso.