#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

23.5.11

Aula de Inquietação

O Neurocientista Miguel Nicolelis, em aula inaugural do segundo semestre de 2009 na Universidade de Brasília (UnB), quebra o protocolo, e em sua surpreendente " Aula da Inquietação " sacudiu a moçada e foi é ovacionado por um público emocionado.
A palestra e o posterior debate são longos, abaixo a parte 2 , a mais importante da exposição .




Miguel Angelo Laporta Nicolelis (São Paulo, 1961) é um médico e cientista brasileiro. Foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista "Scientific American". Nicolelis é o primeiro cientista a receber da instituição americana no mesmo ano o Pioneer e o Transformative R01 e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.

Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke (Durham, Estados Unidos), no campo de fisiologia de órgãos e sistemas, na tentativa de integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina). O objetivo das pesquisas é desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo.

Nicolelis formou-se em Medicina na Universidade de São Paulo (USP), e obviamente está nos States porque aqui não conseguiu dinheiro para suas pesquisas.
Mesmo no exterior, criou e é responsável por um inovador processo de educação em comunidades carentes em Natal, RN , diretamente ligado ao Instituto Internacional de de Neurociências de Natal, também criado por ele .

Neste link ( clique ) a sua entrevista no Roda Viva , da TV Cultura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Inspirador, meu caro Mauro.
Paulo V.