#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

23.3.09

Parla ! *


Como Bernini, que os encantou com sua obra no post ali de baixo, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni ( 1475/1564 ) além de pintor, poeta e arquiteto, também tinha um certo talento para esculturas.



Moises
( na Igreja de San Pietro In Vincoli, Roma)


O Günther num dos comentários no post sobre Bernini lembrou de uma frase atribuida a Michelangelo : " As esculturas já estão dentro do bloco de mármore, eu apenas tiro os excessos ".
Talvez esta seja a explicação para o fato dele ter passado três anos em Carrara, escolhendo entre outros, o bloco em que esculpiu o David.

Existem três Davids em Firenze, sendo duas réplicas perfeitas na Piazza d'ella Signoria e na Piazzeta Michelangelo. Muitos turistas nem desconfiam disso, veem a réplica que está na Piazza, passagem obrigatória para quem vai a Firenze e imaginam que viram o original.

Quando se visita a Galleria d'ella Accademia, que é o museu onde está o verdadeiro David , uma surpresa de grande efeito : ladeando a galeria que leva à impressionante figura , uma série de esculturas inacabadas de Michelângelo.


Photo P. S. C. Museum Views

Com as marcas grosseiras dos cinzéis e do trabalho interrompido em pleno andamento parece que as figuras estão brotando de dentro do blocos de mármores.


Estas estátuas certamente provocam algumas meditações e exibem a dureza e o esplendor do trabalho desses alucinados escultores.


Passar por essa galeria e chegar aos pés do David é um daqueles momentos que nos marcam. Estamos frente a frente com uma das grandes criações artísticas do ser humano.

. . . . . . . . . . . . . . .

* Será verdade que quando ele terminou o Moisés, contente com o resultado, bateu levemente o martelo no joelho da escultura e disse " Parla!" ?

" .... Apesar de ter feito poucas atividades além das artes, sua versatilidade em vários campos fez com que rivalizasse com Leonardo da Vinci no título de ícone da Renascença. Michelangelo foi genial em vários campos e, além disso, também recebeu tarefas diplomáticas.

Duas de suas mais famosas obras, a Pietà e o David, foram realizadas antes de seus trinta anos. Apesar de sua pouca afeição à pintura, criou duas obras históricas: as cenas do Gênesis, no teto da Capela Sistina, e O Juízo Final, também no mesmo local. Projetou também a cúpula da Basílica de São Pedro, em Roma. Entre suas outras esculturas, contam-se a também a Virgem, o Baco, o Moisés, a Raquel, a Léa e membros da família Médici. “

O texto da Wikipedia sobre Michelangelo é enorme e muito interessante, quem se animar o link é : http://pt.wikipedia.org

34 comentários:

Anônimo disse...

Peri:

...E por falar em Da Vinci,que era uma bichona velha e chic,consagrada,Michelangelo era adorado por êle e o adorava,só que não demonstrava.Michelangelo sempre sujo de pó de mármore e com as roupas respingadas de tinta, discutia em praça pública provocando Da Vinci que estava sempre resplandecente em seus trajes.Cutucava-o ,apelando, atacando sua idade.Juntavam-se os nobres e o povo na praça para se deleitarem com as discussões.
Um dia,Da Vinci,que era forte como um touro,apesar da idade ,por ter sido criado nas montanhas,entortou uma barra de ferro bem grossa e disse:"Se você é jovem,desentorte".
Michelangelo pensou,pensou..e disse:"Porque eu vou consertar uma coisa que você entortou?"
Era um deleite público.

Está assinado na obra pictórica na Capela Sistina:Michelangelo/ Escultor.O cara era mala.

E no campo político,no filme "O Terceiro Homem",Orson Welles diz:
"Na Italia,durante 30 anos sob domínio dos Bórgias,tiveram guerra,terror e assassínio,mas produziram o Michelangelo,Leonardo Da Vinci e a Renascença.Na Suíça tiveram amor fraternal e 500 anos de democracia e paz.O que isso produziu?O relógio cuco".

Abraços artísticos e apolíticos.

Günther.

Anônimo disse...

Um primor, digno de post o cmentario do MEU AMIGO Günther!
E ótima sua introdução à postagem: " um certo talento para escultura"

srsrs(;-)

peri s.c. disse...

Günther

- Artistas se odeiam e se amam, vá entender.
- Sobre ser mala e a pintura da Capela Sistina vide o filme Agonia e Êxtase, com Charlton Heston como Michelângelo e Rex Harrison como o Papa.
- Sobre Bórgias e cucos, estes italianos eram foda. Por ex. na Igreja de Santa Croce, em Firenze estão, um pertinho do outro, os túmulos de Michelângelo, Galileu, Maquiavel, Rossini. 70% da história da arte está na "Bota". Teria sido a " pasta di granno duro" da época ?

abraços anárquicos

peri s.c. disse...

Eduardo

E eu escrevi, e depois apaguei " esse garoto tinha um certo talento para as esculturas " ...eh,eh.

Vocês trazem os vinhos que eu enforno as pizzas, assim que o outono nos oferecer temperaturas mais aceitáveis, no grande encontro para brindar a nova amizade que floresceu aqui no Armazém, ah, ah.

Selena Sartorelo disse...

" As esculturas já estão dentro do bloco de mármore, eu apenas tiro os excessos ". Testemunhamos a realização dessas palavras quando olhamos para essas peças ditas inacabadas, eu digo em constante acabamento. hehehe
Uma peça que me impressiona muito é a Pietà Rondanini.

beijos,
Selena

Anônimo disse...

Selena
Estas peças inacabadas iniciam uma viagem em nossa mente.
Essa Pietá que você citou, acabei de pesquisar, também inacabada.

bjs

Selena Sartorelo disse...

Sim Peri, dizem ser a peça que ele esculpia na época de sua morte.
Mas essa entre as inacabadas possuí um mistério especial, como se contesse significados e códigos que vão além das informações hostóricas que lí.

beijosm

Anônimo disse...

Selena
Das mais dramáticas, era provavelmente para sua tumba, uma das três inacabadas, provavelmente porque insatisfeito com o resultado :

" Nel 1561 la scultura era stata donata dal maestro ad Antonio del Francese, ma continuò ad apportarvi modifiche sino alla morte nel 1564; Nel 1744 la statua fu acquistata dai marchesi Rondanini, da cui il nome attuale. La statua fu conservata per molto tempo in una nicchia della biblioteca di palazzo Rondanini a Roma in via del Corso.

Il gruppo è costituito da parti condotte a termine, come il braccio destro di Cristo, e da parti non finite, come il torso del Salvatore schiacciato contro il corpo della Vergine quasi a formare un tutt'uno, con una grande tensione emotiva.

Nell'ultimo periodo della sua vita Michelangelo era ossessionato dai temi religiosi e scolpì due, forse tre statue della Pietà che avrebbe voluto collocare sulla sua tomba, ma non fu mai soddisfatto dell'opera, tanto che vennero tutte interrotte. La Pietà Rondanini è la più originale e drammatica tra le Pietà scolpite dal maestro, con l'esile figura del Cristo che sembra dissolversi etereamente davanti alla Madonna, che lo sorregge senza sforzo, quasi si trattasse di una figura aerea e senza peso.

Il braccio del Cristo si trova staccato su un altro blocco.

Se guardata di lato, la statua appare curva in avanti; questa curvatura da un senso di slancio verso l'alto come forse è dato intendere da un episodio come la morte di Cristo prossimo alla resurrezione."

bjs

Anônimo disse...

correção, tirar o segundo "provavelmente" da primeira frase...

roserouge disse...

Era grande, esse Miguel Ângelo! Um génio, e não é que parece mesmo que o Moisés quer falar? As coisas que se faziam antigamente, com tempo! Como dizia Rodin e eu adoro esta frase: " O tempo respeita, aquilo que se faz com tempo". Clap, clap, clap!

Anônimo disse...

RR
ôba, ôba, palminhas !

Era grande mesmo, esse Michelangelo.
E Bernini, e todos os outros.
E sem usar guindastes hidráulicos martelos pneumáticos, furadeiras e polidoras elétricas, brocas diamantadas, discos de carburundum e outras modernidades. Tudo no braço e nas mãos.

Tanta beleza chega a ser perigosa :

"O efeito causado pela exposição excessiva a obras de arte de grande fama ou importância histórica, quando esta se torna patológica e causa alucinações, desmaios e falta de ar, foi chamado pela psiquiatra italiana Graziella Magherini de Síndrome de Stendhal (em homenagem ao autor Henri-Marie Beyle, conhecido por seu pseudônimo, Stendhal, que relatou em seu livro Nápoles e Florença: Uma jornada de Milão ao Reggio, de 1817, sintomas semelhantes aos da Síndrome[1]), ou, mais popularmente (nome dado por Freud) Síndrome de Firenze. O transtorno começou a ser pesquisado com o grande número de turistas internados durante as temporadas de férias na cidade de Florença, Itália. Os sintomas, sempre semelhantes: delírios, perda de memória momentânea e falta de ar. Após o próprio Stendhal, Sigmund Freud narra sua experiência em Atenas, quando, ainda jovem, desmaiou ao subir as escadarias do Partenon.

roserouge disse...

Freud desmaiou ao subir as escadas do Parténon? Porquê, tinha-se esquecido da coca?

Anônimo disse...

RR
Assim dizem.
Esqueceu a coca, entrou numa crise de abstinência, desmaiou, jogou a culpa na beleza do Parthenon, criou mais uma teoria para embasbacar seus seguidores e com isso levou mais umas gostosas para seu divã.
Muito eficiente o Sigmund.

Selena Sartorelo disse...

Sim Peri,
Até aí eu já havia lido. Mas talvez por achá-la de uma beleza incomum eu encontre nela sentimentos que gosto..não sei.
Não me refiria exatamente as informações históricas já sabidas, falo de poesia eu acho.. ou, ah! sei lá ..essas coisas que gosto de escrever..e acabei de escrever um texto que nossa conversa, mais a lembrança dessa Pietà, e as palavras que ouvi do Sr. Luiz Bentoresultou. E um amigo fez um comentário que somei ao meu texto fazendo assim uma parceria... e usei a imagem da Pietá se puder dê uma olhada.

beijos,
Selena

valter ferraz disse...

Peri,
vou dizer nada não. Já tive minha aulinha de história da arte, posso ir. Esculturas são o meu fraco. Fico assim, meio lesado. Como não uso droga nenhuma sou obrigado ame retirar.
Só uma coisa: mais história, mais Rafael, mais Michelângelo; mais tudo que me falta o ar. Ai meus sais!
Forte abraço

Anônimo disse...

Selena
Já olhei, e lá comentei.
bjs

Anônimo disse...

Valter
ah, ah, assombração que é viva sempre aparece !
por aqui, sempre um pouquinho de história.
abração

Selena Sartorelo disse...

Olá Peri,

Eu lí e sem pensar é óbvio, já agradeci!!!!!rsrsrs

beijos,

Claudio Boczon disse...

Escultura?

"Ah, são aquelas coisas que a gente tem que tomar cuidado para não esbarrar e derrubar, nos museus..."

De um grande mestre meu, fazendo muxoxo sobre a modalidade artística.

Claro que no caso dessas toneladas aí, fica difícil por abaixo.

Claudio Boczon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Peri:

Lá acima,você citou a "pasta de granno duro"e Rossini.
Rossini estava rico e consagrado aos 37 anos de idade e muito gordo.
Quando estava escrevendo e caía ao chão uma de suas fôlhas com partitura,êle as reescrevia por não conseguir dobrar-se para apanhá-la.

A "pasta"não era só naquele tempo.Até hoje,para quem a prova na Toscana,o macarrão Adria nunca mais será o mesmo.
Até ao paladar é uma questão de renascimento.

No Sul da Itália também:
Uma mulher tinha um amante e o traía à tarde;seu marido trabalhava no campo.Ela retornava sempre antes do fim da tarde para cozinhar ràpidamente.Preparava uma"pasta"e um môlho com variações de tudo o que tivesse à mão(tomate,alho, anchovas,azeitonas pretas,manjericão,alcaparras,pimentão vermelho,cebola,etc.,para iludir o marido como se ela tivesse um trabalhão com horas de dedicação(levava 10 a 15 minutos cozinhando).O marido feliz, acreditava.
O prato se chama até hoje,"Macarrão À Putanesca".
Atualmente,muitos maridos desconfiados só pedem êsse prato em restaurantes.

Abraços restaurateurs renascidos.

Günther.

Anônimo disse...

Selena
Agraadeço os agradecimentos.
bjs

Anônimo disse...

Boczon
Artistas tem a mania de só olhar o próprio umbigo . Como se umbigo fosse lindo.

Anônimo disse...

Günther
- Rossini não poderia ser, hoje, um trialeta ( penta-pentelhos ).
- na Toscana, na Úmbria, no Veneto, na Lombardia, na Emiglia-Romana, em qualquer lugar de lá.
"Meu reino por uma pasta in-loco naquelas bandas!"
- Gosto de um putanesca, sem encanações.
- Angelo, mio amicco siciliano, gosta de uma pasta com farinha de rosca por cima. Velho costume da "Sitchilia" , lá não tinham dinheiro para um grana-padano, nem para um mero parmesão, iam de restos de pão torrado e moído mesmo.

abraços a la carborara, al pesto, al fungui, al qualquer coisa.

Silvares disse...

A propósito das esculturas inacabadas do Miguelito, rezam as crónicas que Rodin se inspirou nelas para criar aquele seu estilo que tanto irritou os contemporâneos lá pelas bandas das franças. Há ainda outro pormenor que me parece interessante. Diz-se que o Miguelito desprezava a pintura chegando mesmo a considerá-la como "coisa de mulheres" (que era coisa que ele não gostava mesmo nada). A pintura do tecto da capela Sistina terá sido imposição do Papa influenciado por inimigos invejosos do escultor que, confrontado com um problema artístico de tal dimensão decerto haveria de falhar. Erro! Ironia das ironias, o Miguelito ficaria para a posteridade reconhecido como grande pintor (coisa que, se calhar, até nem terá sido assim tanto, ou talvez sim).
:-)

Anônimo disse...

Silvares
O Micheletto achava mesmo a pintura uma arte menor ( vide o primeiro comentário do Günther neste post ), mas parece que fez as pinturas da Sistina para se confrontar com o crescimento de Rafael, dentro do Vaticano.
Como sempre, os artistas na mão dos poderosos.

Aliás, o que você acha do restauro que reavivou as pinturas e apagou os sinais do tempo ?

Silvares disse...

Pareceu-me uma boa ideia. Nunca fui à capela em causa, a única vez que estive em Roma foi no aeroporto e na estação de comboios, em trânsito para Florença (não se pode ter/ver tudo!). Aproximar a obra do seu aspecto original é interessante. Já a camisa de noite cor-de-rosa sobre a figura do Deus criador do homem...

Anônimo disse...

Silvares
- Na Itália impossível se ver tudo, estive duas vezes em Roma e não vi o Extase de Santa Tereza , nem o Rapto de Proserpina. Mas vi três vezes a Sistina ( na segunda vez erramos o roteiro de saída e caímos de novo dentro dela ... ).
- púdica vestimenta divina.

Adelino disse...

" As esculturas já estão dentro do bloco de mármore, eu apenas tiro os excessos ". Como disse o Günther, essa frse atribuída a Michelangelo é maravilhoso. Diz tudo.
Abraços.

peri s.c. disse...

Adelino
Era fera o garoto.
abç

Anônimo disse...

[url=http://firgonbares.net/][img]http://firgonbares.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]ict software shop imperial, [url=http://firgonbares.net/]software updates canada[/url]
[url=http://firgonbares.net/][/url] designing educational software filemaker pro vs access
download coreldraw 10 trial [url=http://firgonbares.net/]discounted software adobe[/url] software discount program
[url=http://firgonbares.net/]buy software uk[/url] kaspersky key finder
[url=http://firgonbares.net/]which is better coreldraw x3 or adobe illustrator[/url] adobe photoshop cs4 serial
selling software [url=http://firgonbares.net/]macromedia flash player software for[/b]

Anônimo disse...

[url=http://hopresovees.net/][img]http://hopresovees.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]adobe com software, [url=http://vonmertoes.net/]softwares resellers[/url]
[url=http://hopresovees.net/][/url] i need to buy software academic discounts software
buy cheap coreldraw graphics suite x4 at low price [url=http://bariossetos.net/]buy student software[/url] discount on software for
[url=http://vonmertoes.net/]home and office software[/url] difference between oem software
[url=http://hopresovees.net/]software support price[/url] filemaker pro 10 templates
cheap server software [url=http://bariossetos.net/]buy cheap software[/b]

Anônimo disse...

[url=http://murudobaros.net/][img]http://murudobaros.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]nero 9 cheap, [url=http://murudobaros.net/]to buy pirated software[/url]
[url=http://murudobaros.net/]discount software uk[/url] software shop london Readiris Pro
corel draw graphics suite x4 coreldraw manual [url=http://murudobaros.net/]reason software price[/url] student discount on software
[url=http://murudobaros.net/]adobe photoshop cs4[/url] cheap microsoft office home
[url=http://murudobaros.net/]macromedia software llc[/url] filemaker pro 9 advanced upgrade
purchase primavera software [url=http://murudobaros.net/]software stores in houston[/b]

Anônimo disse...

[url=http://vonmertoes.net/][img]http://hopresovees.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]mac filemaker pro alternative, [url=http://vonmertoes.net/]quarkxpress document troubleshooting[/url]
[url=http://hopresovees.net/][/url] crack coreldraw 12 trial google being blocked by kaspersky
software resellers in the [url=http://hopresovees.net/]software to store photos[/url] home edition oem software
[url=http://bariossetos.net/]office software training[/url] cheap copy of microsoft office
[url=http://vonmertoes.net/]software as a service reseller[/url] downloadable hindi software
autocad for mac [url=http://bariossetos.net/]website store software[/b]