#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

10.9.08

Nem eles, que são brancos, se entendem

Um cientista entrou na justiça lá na Europa, tentando impedir, hoje, o funcionamento do fabuloso LHC - Large Hadron Collider , o mais sofisticado acelerador de partículas jamais construído pelo homem, alegando que a máquina poderia criar um buraco negro, um espantoso acontecimento intergalático, tão potente que consegue ser um sumidouro até para a luz, daí sua dita negrice.
Se isso tivesse acontecido, teríamos sido sugados imediatamente , sem tempo até para mergulharmos de mãos dadas, para as profundezas infinitas desse inexplicável evento.



Bem ligaram a máquina hoje pela manhã e aparentemente nada aconteceu, o sol brilha,o vento venta, as nuvens vagueiam, o telefone tocou, chegaram alguns e-mails, pássaros continuam a piar. Nem o Horário Político foi afetado no rádio e TV .
Olhei várias vezes pela janela, não passou nenhum buraco negro voando, nem mesmo uma pocinha acinzentada difusa . Por enquanto , parece que escapamos dessa. Passou algum aí perto de vocês ?

Atualização : se você está lendo este post o mundo não acabou. Mas por via das dúvidas vou continuar a olhar o horizonte, nunca se sabe.

Para quem está interessado em saber um pouco mais sobre essa experiência a explicação mais simples que localizei é no excelente blog Física na Veia. Você vai entender a diferença entre os Léptons e os Hádrons.




40 comentários:

Anônimo disse...

nada de muito diferente por aqui, peri, a não ser a sua espetacular resolução do mistério lá do quasepouco... e esse tal de LHC tem 27 km de extensão, né? li e reli uma matéria a respeito, mas confesso que to longe de entender pra que serve. santa inguinorança...

Anônimo disse...

Marcio

Acertei acelerando as partículas da memória, eh, eh.

O LHC é um túnel de 27km, mesmo, enterrado 100m chão abaixo.Estuda o comprotamento de partículas sub-atômicas quando aceleradas à velocidades próximas da luz. O ser humano é engenhoso, pena que na maioria das vezes não para o lado certo.

Anônimo disse...

sim, mas pra que serve acelerar as tais das partículas???

Anônimo disse...

Eu cá não dei por nada. Não podem ir fazer essas experiências pra bem longe, tipo prá Lua ou coisa assim? Tem que ser aqui ao pé da porta?

Anônimo disse...

Marcio
Well, fui até bom em física no jurássico curso científico,mesmo assim não chegamos a esse ponto, mas tentemos ( dar palpite é com a gente mesmo ) : é lé na milionésima parte de um átomo que está a explicação das coisas.
Na verdade não é só acelerar, as partículas tem que se chocar, e de frente ( não vale perguntar como eles miram uma na outra ). Pós-trombada, voam nano-pedaços para tudo quanto é lado e são criadas outras sub-sub-partículas, que por sua vez vão se chocar entre si. Destes choques surge, voilà, energia ( vários tipos ) ! Que é a base de tudo ! A partir das medições e dos comportamentos dessas energias eles estabelecem, confirmam, desconffirmas as teorias existentes.
Tenta aprofundar esse palpitante assunto lá com a Rosanna Hermann, ela é pós-graduada em física nuclear, nas horas vagas.

Anônimo disse...

Ouvi agora essa notícia no telejornal das oito. Confesso que não fiquei muito descansada. Vai agora haver um debate entre um padre e um cientista. Depois conto.

Anônimo disse...

Roserouge
Um padre e um cientista ? Promete o debate.
Mande uma pergunta prá lá em meu nome : " O Sr. Peri S. Coppio* pede sua benção e pergunta do Brasil: Se deus criou o universo, onde ele estava antes da criação do Universo ? "

* deve sair maravilhoso na pronúncia lusa

Anônimo disse...

Roserouge
agora que vi o outro comentário teu.

Bem, antes aí do que aqui, ah, ah, vocês vão sumir no buraco negro antes que nós,
mandem notícias contando como é o além ( ou aquém, sabe lá onde iremos parar)

Já imaginou se fazem esse acelerador do lado de cá do atlântico? Ali na beira da Amazõnia ? As ONGs já iam dizer que estamos provocando o aquecimento global subterrâneo e a destruição da camada de ozõnio dos buracos das minhocas e tatus.

Anônimo disse...

Afinal acabei por não ver nada de jeito. Recebi um telefonema importante e não deu pra desligar. Mas o que apanhei, o padre dizia que o Homem está a interferir com a obra de Deus e o cientista dizia que os medos são infundados e as notícias alarmistas. Qualquer coisa assim. Mas viram-se os cientistas lá no centro de controle a bater muitas palminhas todos contentinhos e a dizer que aquilo tudo tinha sido um sucesso. Ainda não foi desta que se livraram de mim. Buracos negros? Ora, pffffffff quéqueisso? Até os como ao pequeno-almoço!

Anônimo disse...

Roserouge
Um buraco negro, ao contrário do que muitos libidinosos incultos acham, não é uma fonte de prazer africana.
É uma "coisa" astronômica com um poder gravitacional tão monstruoso que engole galáxias, que somem no seu interior. Engole até luz. Porisso, negro.
O medo do tal cientista que entrou com o processo é que nessa experiência, nunca feita até agora, talvez possa ser criado um destes artefatos, mínimo, pela energia disponível no aparelho, mas suficiente, caso aconteça, para começar engolindo a Terra em milionésimos de segundos,com nós todos indo no embrulho, depois a Lua, Marte, Vênus, etc.
E hoje num programa de rádio aqui, citaram uma das profecias de Nostradamus que diria que o fim dos tempos começará numa região central da Europa. Se eu fosse você, iria à Igreja confessar, nunca se sabe.
Emocionante, não?

Anônimo disse...

Peri, não invente essa de aquecer as camadas inferiores porque pode atingir negativamente o "pré-sal". Daí vai ser uma doideira!

Agora vou me preparar para "quem sabe" ver a porca torcer o rabo lá no Engenhão. Já pensou se acontece?

Anônimo disse...

Bom, então sendo assim, vou mudar-me para a Patagónia. Quanto tempo achas que o buraco vai demorar a chegar lá?

Anônimo disse...

Ery
1. bem lembrado, tinha esquecido do pré-sal

2. intervalo do jogo, unanimidade da crítica especializada : uma merda a seleção. o anão balança.

Anônimo disse...

Roserouge
A Patagânia sempre é uma opção. Deve demorar bem mais, um centésimo de segundo. Não vais ter tempo de aprender a dançar um tango.

Anônimo disse...

Há coisas que devem ser feitas antes de morrer. Uma delas é dançar o tango na Praça Colón em Buenos Aires à meia-noite. Achas que ainda dá tempo? Vou a correr fazer as malas, tchauzinho.

valter ferraz disse...

Peri,
por aqui, nada de buraco negro. Só os de sempre que o prefeitinho nem toma conhecimento.
Vem cá, pela explicação(!) que destes ao Márcio, vejo que como professor de física deu um ótimo arquiteto!
Abraço forte

Anônimo disse...

Roserouge
Cuidado, Buenos Aires não é mais a mesma, meia-noite, Praça Colon, risco de assalto .

Anônimo disse...

Valter
ah, ah, tentei ... o assunto é complicado.

Anônimo disse...

O buraco negro é muito interessante. Uma massa infinitamente gde num volume infinitamente pequenino. Só pode dar um estrago do cacete.
Para criar um buraco negro precisa bem mais do que 27 Kms...

Anônimo disse...

Guga
Interessantíssimo, um verdadeiro ralo cósmico.

Silvares disse...

Anda tudo alarmado com o acelerador de partículas e nem se lembram daquela senhora gaja que anda atrás do McCain. Essa sim, tem pinta de buraco negro (e não falo de prazer mas de tortura).
:-)
A experiência com o LHC só dará eventuais resultados dentro de muito tempo. Ainda está um pouco longe a data em que as partículas irão encontrar-se de frente. Por enquanto estão apenas a dar-lhes aceleração. Digamos que andam a ganhar balanço...

Anônimo disse...

Ah, bom estou muito mais descansada. Escuso de ir a correr a Buenos Aires...

Anônimo disse...

Silvares

Bem lembrado, quem vive no Alaska deve ter uma visão bem abrangente do mundo ....
O povo entende de poucas coisas, entre elas seguramente não estâo as ciências, principalmente a física.

Anônimo disse...

Roserouge
como nossa rperesentante avançada na Europa, vá relatando eventos esquisitos : grandes estalos, uma ou ou outra explosão, tremores de terra em alta-frequência, perturbações iônicas na atmosfera, coisas assim.

Anônimo disse...

Tudo muito complicado para um pintorzinho de Ibraquera tentar entender!

Anônimo disse...

Eduardo
Melhor sumir no buraco negro na santa ignorância.
Entender a bagaça não fará nehuma diferença na hora da abdução final.

Anônimo disse...

E aquela coisa que vem na Bíblia que diz: "de mil passarás, de dois mil não passarás..." hein? Pode ir até 2999, não é?

Anônimo disse...

Roserouge
O mundo já acabou, nós é que não percebemos.

Claudio Boczon disse...

mundo? que mundo?

anna disse...

será que não aconteceu nada mesmo, peri's?

quem garante que não estamos nesse momento no buraco negro?

eu tô!

Anônimo disse...

Boczon
Um mundo
sem mais
Raimundos,
sem rimas,
sem soluções

Anônimo disse...

Anna
Um buraco negro fechado em si mesmo,
e todos dando voltas, voltas, voltas,
voltas ....

Anônimo disse...

Peri, quando se trata de anos-luz, bilhões de anos etc. etc. tudo é possível. Quem sabe o "revertério" também não acontecerá daqui a milhões de anos? Todo o cuidado é pouco. O que me admira é que os cientistas que desenvolveram a tal máquina estão sujeitos a levar uma mordida de um humilde "ratinho" ou de um vira-latas e morrerem por falta de um antídoto...
Grande abraço, ótima semana.

Luiz Santilli Jr disse...

Olá Peri

Inexplicavelmente não o visito!!
São aquelas coisas que nós não entendemos, vamos adiando, adiando, na certeza de que mais dia, menos dia, a coisa acaba acontecendo!
Admiro muito seu estilo e sua abordagem, tão naturual quanto irônica, à existência do LHC.
Eu li muito sobre isso, pois o tema me fascina, visto não ser eu religioso, tenho que ter alguma distração ou fanatismo!!!!
Mas acho que o cataclisma esperado com o primeiro encontro dos bósons foi sim, sentido por alguém.
Por exemplo, ao preparar meu cafézinho matinal, dei de cara com um bando daquelas formigas quase invisíveis, querendo roubar o açucareiro!
Peguei a esponja da pia, embebi de alcool e achatei sobre a colonia das formigas larápias!
Para as mais bem informadas foi culpa do LHC, pode ter certeza!

Abraço
Santilli

PS>Vim parar aqui pois vi seu link no Tertúlia e pensei: vou garimpar uma idéia para o tema!!

Anônimo disse...

Peri, você disse acima que "o mundo já acabou, nós é que não percebemos". Eu também acho.
Mas a maioria da população só vai saber no dia em que der no JORNAL NACIONAL ou no FANTÁSTICO...
Abraços.

Anônimo disse...

Olá Santilli

Seja sempre bem vindo.
Também me interessam muito esses eventos científicos e cá meditando à respeito de seu comentário, são assuntos tão complexos, com possibilidades de efeitos colaterais tão inesperados, que você pode ter razão !
mas ainda bem que foi apenas aquele bando de micro-formigas. Quem sabe se nas entranhas da Terra, atingidas por emanações de estranhas e desconhecidas formas de energia liberadas pelo choque de partículas, não estejam sendo geradas formigas-gigantes, que em breve sairão pelos túneis de metrô e poços de petróleo e velhas minas abandonados ? Science Fiction tornando-se realidade!
abraço

( minha Tertulia está prontinha e entre no ar precisamente meia-noite e um minuto )

Anônimo disse...

Adelino
Certíssimo, só vão acreditar quando o Pedro Bial ou o Willian Bonner confirmarem a questão.

Anônimo disse...

Adelino
pior : enquanto estudam Léptons e Hádrons, serem atacados por uma molécula ardilosa escondida em seu sanduíche e terem uma enorme diarréia.

Ana Moraes disse...

Peri, te ajudo - ficarei olhando o horizonte também...e direto! Temos de monitorar, né? Bjs Ana

Anônimo disse...

Ana
cuidado, às vezes o black hole pode chegar na forma de um gavião.
bjs