#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

16.7.08

Não.....

... não é um carro alegórico resultado dos traços de um de nossos criativos carnavalescos, para um desfile de Escola de Samba. E olhe que tem até o bondinho!


Essa "coisa" aí é o nosso mais novo produto de exportação, um edifício projetado pela equipe de uma construtora e que será erguido por ela nos Emirados Árabes Unidos.

Tomei conhecimento da proposta via o site da tradicional revista AU ( Arquitetura e Urbanismo ). O texto explicativo do projeto, mais uma pérola inacreditável de nossos marqueteiros imobiliários já preparava para o que vinha pela frente : " as empresas buscavam um ícone internacional que remetesse ao Brasil de forma instantânea. Na questão arquitetônica brasileira, Niemeyer é referência e a paisagem do Pão de Açúcar também".

Nos Emirados e no Dubai estão atuando os mais significativos arquitetos do mundo, todos buscando sofisticação de desenho e de técnicas de construção, mas nenhum se atreveu a buscar inspiração em nada parecido. Não há qualquer réplica arquitetônica
do Monte Fuji, dos Pirineus, do Himalaia, dos fiordes nórdicos, dos canais de Veneza e etc.

Minhas reações foram pela ordem : gargalhadas ao ler o texto, esgares ao ver o edifíco e catatonismo ao examinar a implantação.
Uma pseudo-criação de um pseudo-Niemeyer. O verdadeiro Niemeyer nem no auge de uma febre de 42º, atacado ao mesmo tempo por malária, beri-beri e febre amarela desenharia ( e tão mal ) um absurdo como esse.
E o grande e estonteante " finale " : implantá-la sobre uma bandeira brasileira !!!!!




Não há maiores informações se, para complementar a idéia do " ícone que remetessem ao Brasil ", os bebedouros do prédio verterão caipirinha, se na recepção teremos mulatas sambando em provocantes biquinis e com penachos na cabeça, se a segurança será feita pela polícia carioca e se o espelho d'água externo na verdade será cheio de etanol.




Só espero que não esqueçam de colocar na entrada uma estátua da Carmen Miranda, uma do Pelé e uma do Airton Senna.





32 comentários:

Anônimo disse...

Peri,

será tão ruim como você descreve?Eles captaram perfeitamente todo o lado cafona brasileiro, e isso não há como negar!Mas talvez precise essa análise externa para cair a ficha!
Não vejo assim com tanto pessimismo a obra! Pode ser até mais útil do que se imagina!
Dizia-se o mesmo da Carmem Miranda, há época! Hoje é um orgulho nacional.... Fazer o que?

Anônimo disse...

Eduardo
Infelizmente, muita gente achará isso aí lindo. E se pudessem iriam à inauguração vestindo camisas da seleção brasileira de futebol e se achando o máximo da criatividade.
Incultos , sempre atrelados a velhos ufanismos e símbolos.

Como arquiteto, razoavelmente bem formado, espero muito, muito mais da arquitetura brasileira, que já teve numa época distante lugar importante no cenário mundial, hoje não tem mais, para consumo externo nossa arquitetura ainda é Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha .

Essa proposta, pela sua origem, seu desenho e seu discurso está inserida na mesma ótica que leva à construção destes edifícios de pseudo-"estilos" neo-clássicos, neo-mediterrâneos, néo-chalés suiços, néo-punhetações absurdas que enfeiam nossas cidades, particularmente SP.
De " fake", chega a vida, meu caro.

Essa é a imagem externa que queremos, Eduardo ? Para todo o sempre ? O país do futebol, carnaval, mulatas , caipirinha e ... Pão de Açucar ?

Me inclua fora dessa.

Anônimo disse...

acho que ficaria bem se fosse em las vegas...

Anônimo disse...

Exatamente, Marcio !
a outra possibilidade é no Sambódromo, no carnaval, sexta ou sábado aqui em SP, domingo ou 2ª no Rio

Anônimo disse...

Essa coisa aí é mesmo muito feia. Será que o arquitecto a quem foi adjudicada essa...hããã...obra, é parente daquele político Dantas de quem vocês gostam tanto?

Claudio Boczon disse...

qua qua qua

nóis merece!

mas esse tal Dubai tá virando mesmo uma Las Vegas ainda mais delirante, kitsch, cafona e vice-versa.

Anônimo disse...

Roserouge
O Sr. D.Dantas não é político, ele manda nos políticos, é banqueiro.

Anônimo disse...

Boczon
Parque temático arquitetônico.

Anônimo disse...

mas também é verdade que, para os skatistas, esse é o próprio 'dream that comes true'!!!

Anônimo disse...

Peri,
vai tudo dar ao mesmo, eles conhecem-se todos uns aos outros. Tou a falar de tráfico de influências, dinheiro por baixo da mesa, nepotismo, compadrio e tal. Cá também há.

Anônimo disse...

Como diz o caboclo, "chega a duê a vista!"

Peri, o pior é que deve ter muita gente elogiando isso, com possibilidades, inclusive, de alguém estar achando que é "obra de arte".

Ery
www.infinitopositivo.blogger.com.br

Anônimo disse...

Roserouge
Como dizemos aqui, tudo farinha do mesmo saco. O dinheiro aqui tem andado por baixo, por cima, pelos lados da mesa. Dentro de malas, sacos e cuecas.Banqueiros dos grandes paraísos fiscais esfregam as mãos com alegria quando vem entrar pela porta de seus bancos, brasileiros em seus impecáveis ternos e elegantes malas na mão.
Até nosso presidente , o lider dos trabalhadores que nunca trabalhou e "campeão da moralidade", tem lá suas histórias que curiosamente a imprensa não vai à fundo.

Anônimo disse...

Marcio
bem sacado,um sonho para skatistas !

Anônimo disse...

Ery
Assim caminha a humanidade.
E vão sim, achar que é uma " obra de arte ", argh!

Anônimo disse...

xi peri... não mete o lula no meio disso não. 'a imprensa não vai a fundo'??? Hahaha! essa imprensa FDP vasculhou e vasculha absolutamente tudo da vida do lula e de sua familia, na esperança de encontrar uma coisinha sequer e fazer estardalhaço. já tivemos exemplos muitos. se realmente tivesse algo relevante, a pressão e o sensacionalismo seriam tantos que talvez o homi nem estivesse mais no cargo. e outra: também vasculharam tudo do zédirceu e... indicios de enriquecimento ilicito ou conta no exterior? nada.

Anônimo disse...

O Claudio me tirou da boca: ( ou do teclado):


mas esse tal Dubai tá virando mesmo uma Las Vegas ainda mais delirante, kitsch, cafona e vice-versa.

Eu acho que esta no lugar certo.Dubai merece!

Anônimo disse...

Ah, ah , Marcio, você não me decepciona.
Só para não aprofundar o assunto que tal a empresinha de games de fundo de quintal do Lula Jr, que de repente, não se sabe de onde arrumou um polpudo sócio ( Telemar ? Oi? Tim? Telefônica? sei lá, uma confusão essas teles, o sr. Dantas que o diga ) que nela injetou 5 Milhões de Reais. Negócinho da China, heim. E parece que é agora uma empresa bem rentável, já rolam histórias de compras de grandes fazendas por esses sertões afora. Onde há fumo, há fogo, e não é só de queimadas amazônicas, eh, eh, talvez seja apenas uma pequena chacrinha.

E o Zé Dirceu, claro, outro injustiçado. Aliás admiro o Zé, um profissional mesmo, sabe fazer as coisas direitinho. Talvez a maior e mais brilhante eminência parda surgida nos últimos 500 anos no patropi. Fernando Morais um dia fará sua biografia.

Anônimo disse...

tenho resposta pra isso tudo, peri. mas não quero encher o saco dos navegantes deste aprazível sítio e nem desvirtuar o tema do post. abraço, meu caro.

Anônimo disse...

Ok, Marcio, voltemos ao circo de horrores arquitetônico.
Mas estes pequenas polêmicas são altamente saudáveis e divertidas, mas sempre em doses homeopáticas, senão nos tornamos uns chatos.
abraço

Anônimo disse...

Eduardo
( oops, pulei você nas respostas )

Isso está mesmo, dizem que eles estão se preparando para o fim do petróleo e com isso querem criar um pesado fluxo turístico de lazer e serviços.
Uma amiga minha, arquiteta chegou ontem de lá com mais de 500 fotografias ( note que ela não do ramo fotográfico ) estou ansioso para ouvir os relatos e ver as fotos, deve resultar em algum material bloguístico .

sonia disse...

A água só é pura nas fontes.

Coitado do Niemeyer que ainda tem que ver isso!!:-(

Anônimo disse...

Sonia
Pior que a "inspiração" na sua linguagem de projeto, o que em si não tem nada demais, é o composto da enorme pretensão com péssimo resultado .

anna disse...

peri's, não achei tão ruim o projeto. não sei se é funcional.
e dispensaria a bandeira.

agora, que é um chupão de um niemeyer em convulsão, isso é

Anônimo disse...

Anna
não achou tão ruim porque é do outro lado do Atlântico, vamos providenciar um igualzinho ( com bondinho e tudo ) aí na sua praça...


( nota técnica : a bandeira é o grande indicativo da picaretagem )

valter ferraz disse...

Peri, isso que dá o O.N. querer viver tanto. Podia ter ido sem ver isso, né?
Mas, vem cá: rola uma implicação tua, confessa!
Abraço amigo

Anônimo disse...

Valter
1. Implicação com ON ?
Nenhuma, muito pelo contrário, admiro demais a maior parte de seus trabalhos .
2. Implicação com esse tipo de idéia ? Nenhuma, se fosse um carro alegórico ou um cassino em Las Vegas.
3. Implicação em relação a isso aí como "arquitetura" ? Ampla, geral e irrestrita. Vomito com uma coisa dessas.

abraço, cara.

Anônimo disse...

Peri,

com a pá, luvas e lanterna prontas?
Será que nosso Fernando não esquecer? Mandei um e-mail ontem, e nada!Amanhã é dia dele!

Anônimo disse...

Eduardo
estou à postos, melhor dar um reforço repassando o e-mail da programação

Anônimo disse...

Peri, a Arquitetura de Dubai está movida pelo excesso de grana. Quanto mais exótico melhor. Que coisas incríveis.
Abraços

Anônimo disse...

Adelino
Não há dúvida, mas até os exotismos tem limites.

Fernando disse...

Pois é, Peri,
vi essa mesma "coisa" num email da AU!! Impressionante a "derrapada" do coleguinha, nessa tal de Arquitetura Temática.
Poderia ser pior, mas seria difícil.
Havia separado as fotos do "treco" para postar no Obs., mas um virus safado tirou-me de ação e, ainda bem, os olhos argutos do amigo Peri deu a nota do desplante arquitetônico.
Ceus, amigo!!?? Ate´onde caminhará a nossa Arquitetura? Para quais profundezas?
abração
fernando cals

Anônimo disse...

Fernando
Vivemos a época dos " business", qualquer coisa é justificável.
A nossa arquitetura, principalmente a residencial e comercial é hoje definida pelos marqueteiros imobiliários.

grande abraço.