#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

11.5.07

Habemus Sancto


Um arquiteto, honorário, brasileiro chegou lá, virou santo. Agora, os coleginhas praticantes terão para quem solicitar uns e outros milagres. Os céticos, por via das dúvidas rezarão também, escondidinhos claro, que ninguém é de ferro. O IAB deveria distribuir, para sócios e não-sócios, uma medalhinha dele para usarmos no pescoço. Obviamente seu desenho deveria ser definido por concurso.

Frei Antonio de Sant'Ana Galvão conseguiu levar uma vida santificada e chegar à sua canonização porque não teve que lidar com incorporadores, especialistas em marketing imobiliário que "sabem o que o mercado quer", gerenciadoras, empresas de engineering, projetos complementares, cronogramas para a semana passada, orçamentos irreais, concorrência desleal, "decoradores", clientes cafonas e emergentes metidos à chiques, fornecedores e prestadores de serviços que não cumprem o que prometem, nunca aprovou um projeto em qualquer tipo de órgão público, não pagava impostos escorchantes nem anuidades de órgão de classe, etc. Enfim, santo porque não enfrentou aquelas banalidades que hoje fazem nosso dia-a-dia e entorpecem os bons sentimentos, envenenam alma e convidam a uma série de pecados.

São Frei Galvão, olhai por nós.


Complementação ( 16/05 ): ele tinha dois interessantes dons, relatado por testemunhas, o da levitação e o da ubiquidade.
"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia", no caso, um frei e em dois lugares ao mesmo tempo.




27 comentários:

Anônimo disse...

Olha gente, talvez vcs digam que é coisa de petista, mas tô adorando a postura do Lula antes e durante a estadia do PapaRatzinger por aqui. Ontem, diante do absurdo acordo proposto pela Igreja para o Governo brasileiro, ele deixou bem claro que este é um estado laico e o da batina teve que engulir. Antes, já havia feito a corajosa declaração abaixo, sobre o aborto. Eita, que tenho orgulho desse nordestino arretado!! "Eu tenho duas posições. Eu tenho a posição de pai e de marido, e de cidadão, e tenho um comportamento de presidente da República. São duas coisas totalmente distintas. Primeiro, eu tenho dito, na minha vida política, que sou contra o aborto. Tenho dito publicamente. E tenho dito publicamente que não acredito que ninguém faça aborto por opção ou por prazer. É importante que a gente saiba dimensionar quando uma jovem desesperada, numa gravidez indesejada, corre à procura de um aborto... Se nós tivéssemos, no Brasil, um bom processo de planejamento familiar, de educação sexual, possivelmente nós não tivéssemos a quantidade de gravidez indesejada que temos no Brasil hoje. Entretanto, quando ela existe, o Estado precisa tratar isso como uma questão de saúde pública, porque a história também nos ensina que, muitas vezes, no desespero e por falta de orientação, muitas meninas se matam precocemente. Eu conheço casos de meninas que perfuraram o útero com agulha de fazer tricô... O Estado não pode ficar alheio a uma coisa que existe, que é real, e não dar assistência para essas pessoas."

Ana Moraes disse...

Aaaméeeeeem...

anna disse...

peri's, será que mesmo não sendo architeta, eu poderia pedir uma bela casa, pronta prá morar, isenta de iptu para o resto da vida?

Lord Broken Pottery disse...

Marcio,
Você nunca irá me ver dizer que gosto de alguma coisa no Lula. Concordo, porém, que o discurso do ministro da saúde tem sido perfeito na questão do aborto. É tema levado de forma muito correta por esse governo.
Quanto ao Frei Galvão agora rimou: São Galvão. O frei é uma espécie de santo rimado. Será que favorecerá os poetas?
Abraço

valter ferraz disse...

Peri, e no tempo dele não tinha a tal "Reserva Técnica", não é mesmo?
E também acho que aquelas propinas que tem que rolar entre empreiteiros e seus sub-contratados eram menos obrigatórias. Sei que isso é uma prática adotada desde os tempos da chegada das naus portuguesas, o tal suborno. Mas é que atualmente está um pouquinho exagerada, eu acho.
Embora um pouco enfadado dessa overdose papal, por via das dúvidas entrarei no côro:
São Galvão, rogai por nós. Amém.
Abraços contritos

GUGA ALAYON disse...

O Igreja é contra pílulas anti-concepcionais , mas vai receber royalties das pílulas do São Galvão?

GUGA ALAYON disse...

Viva o Prior Lula!

Anônimo disse...

Marcio e Lord, concordo , estão levando direitinho a necessária discussão sobre o aborto: o Ministro da Saúde foi escalado para levar as pancadas que estes assuntos provocarão e o Lula, vivaldino, acende uma vela para Deus quando se diz contra ( tá bom...) e outra pro diabo quando diz que é um assunto de saúde pública coisa e tal, e sai, prá variar, "limpo" da história. Faz parte do jogo, mas adoraria ver nele o real estadista que assume efetivamente aa próprias opiniões e que peitasse a igreja, coisa que nunca fará. Será excomungado? E daí? Deve fazer muito tempo que não sabe o que é uma missa de domingo.

Anônimo disse...

Ana, Dominus et sancto Galvão et vobiscum.

Anônimo disse...

Anna, claro que pode , fala que você tem amigos architectos,portanto frequenta o reduto. Mas não esqueça de tomar as pílulas sagradas.

Anônimo disse...

Valter, existia tudo isso, com outros nomes . O último livro do Eduardo Bueno, "A coroa A cruz e a Espada" trata exatamente das mutretas que faziam na época colonial, inclusive na construção civil, portanto ...
A overdose passa logo. Já, já, estoura outro escândalo. ( Pensando bem só vamos trocar de overdose)

Anônimo disse...

Guga, ela não é contra as pílulas , mas contra determinados efeitos de determinadas pílulas . Quanto aos royalties, as pílulas são de graça mas sempre pode aparecer algum cambista na porta do Mosteiro.
Vi um bando de tradicionais comunistas beijando respeitosos a mão papal. O que não faz o exercício do poder.

Anônimo disse...

Peri, vou recomendar aos arquitetos meus amigos que usem a medalhinha do novo Santo.Antes que descambe e vire santo de pedreiro.

Anônimo disse...

Eduardo, não há qualquer risco, dadas as eternas confusões de obras, pedreiros fugirão de santo arquiteto como o diabo foge da cruz.

valter ferraz disse...

Peri, tem santo protetor de marceneiros? De Técnico de Ar condicionado sei que não tem, pois santos não gostam de entrar em fria.
O livro do Eduardo Bueno deve ser bom, lí outros dele e eram. Vou ver se consigo pegar este que vc fala.
Abraço forte

Anônimo disse...

Peri, é verdade. Os Santos deles não se cruzam!

valter ferraz disse...

Peri, deixei um "presente" para vc lá no perplexo.
Te vira!
Abração

Anônimo disse...

peri, será que ele não deixou uma reza pra gente?

Anônimo disse...

Valter, são José não era carpinteiro ? Taí...

Obrigado pelo presente, bondade sua, hoje à noite vou fuçar.

Anônimo disse...

Eduardo , nunca se cruzaram e nunca, nem por milagre, se cruzarão.

Anônimo disse...

Franka, vou colocar meus agentes infiltrados no meio eclesiástico para pesquisar.

valter ferraz disse...

Peri, carpinteiro não vale. Você confiaria tua estante a um carpinteiro? eu não.(que São José não me ouça)
Abração

Anônimo disse...

Peri, pra fazer o mosteiro da Luz,] ele enfrentou ninguém menos que o Marquês de Pombal, que era contra a criação de ordens religiosas, e moveu mundos para conseguir os fundos. Não acho que fosse muito diferente neste aspecto.

Anônimo disse...

Pecus , as diferenças do Marquês de Pombal eram com os Jesuítas, que era a ordem que Galvão queria entrar, mas o pai, prevendo os problemas que teria, fez com que entrasse na Ordem dos Franciscanos.
Quanto aos fundos, ele movia mundos para conseguir fundos para sua obra, nós andamos movendo mundos e fundos para sobreviver.
Você sabia de seus dons ? Levitação e ubiquidade?

Anônimo disse...

Oi Peri...
É verdade nem vim te cumprimentar pela grande distinção (mais uma) conferida à calasse:-0


Quanto às maquinetas dos livros ela estão em lugares , os mais estratégicos que é possível.

Imploro à São Galvão pela saúde financeira, econômica e patrimonial daqui deste Armazèm, e dos seus outros armazéns.

Este daqui, vc há de convir que está precisando de ter seu estoque
renovado:-)
Um beijão
Meg

Anônimo disse...

Meg, obrigado. Breve, daqui pouco , renovação de estoque. bjs

Anônimo disse...

Peri, junto-me ao coro do: RENOVA!!! RENOVA !!!! ;o)