#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

14.11.06

Esther e o Zeppelin , na Basílio

Anos 30, é construído o Esther ( este aí da foto ) , o primeiro edifício moderno do Brasil, época em que um prédio podia ter no subsolo uma boate, lojas no térreo, escritórios, apartamentos e finas coberturas .Tudo isto resolvido num inteligente projeto . Empreendedores, arquitetos e usuários tinham suficiente elegância para permitir estas coisas .
Anos 30 que marcaram também o auge e o declínio dos Zeppelins , quando construiram o maior OVBI , objeto voador bem identificável, já feito pelo homem : o Hindemburg . O Titanic dos ares, que virou uma magnífica fogueira .
O Esther continua de pé, maltratado . Zeppelins não explodem mais . E aquele que circula silenciosamente por nossos ares parece que vai embora , de volta para seu ninho , segundo nota no Estadão , pois em função da lei antipoluição visual teriam que apagar o nome do seu patrocinador . Uma alternativa rentável seria considerá-lo mobiliário urbano aéreo .
E a Basílio ? Era onde estava o Marcelo Min na sua garimpagem daquele dia-a-dia paulistano que todos veem mas não notam, quando tirou esta linda foto . Fotógrafos ainda andam pela cidade olhando para cima .

13 comentários:

Alencastro disse...

O Peri, existem algumas fotos da construção do Esther com o Zeppelin voando...

Anônimo disse...

Alencastro
Do Esther ? Não eram da construção do Martinelli ? Onde está esta preciosidade ?

Anônimo disse...

É isso mesmo, alencastro. Tem uma foto do Esther com o zepelim no céu no livro sobre o arquiteto Vital Brazil, da Cosac & Naify, p. 33.

Ana Moraes disse...

graças a Deus ainda existem fotógrafos (assim)!

Anônimo disse...

É, o Esther está um lixo. E em volta dele tem um monte de lixo tombado.

Anônimo disse...

Eu já prefiro a Geni,
sem Zé pelinho

Anônimo disse...

Alencastro e Min
Corretíssimo , e a foto está também em outro livro sobre o Alvaro Vital Brazil , ed. Nobel 1986 . Fui traído pela memória . Se tivesse lembrado dela teria composto o post de outra forma .
É interessante que a ruazinha atrás dele foi criada no projeto que é composto também pelo ed. Arthur Nogueira , projetado por AVB na mesma época .

Anônimo disse...

Ana
e estão de olho em tudo, não só no visor .

Anônimo disse...

Pecus
O lixo deveria ser tombado mesmo : traço histórico do desprezo pela cidade .

Anônimo disse...

Guga
Por ali você vai encontrar várias Genis .

Anônimo disse...

peri's, acho que são paulo vai ficar estranhíssimo com essa nova lei, igual aqueles gatos que parecem estar do avesso, sabe?

Anônimo disse...

anna, isso só se a lei vingasse mesmo. Como o gato, está mais pra miar mesmo.

Anônimo disse...

Anna , gato do avesso é tamborim .Quanto à lei,vamos ver se vinga como disse o Guga .