#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

27.11.06

E eu que sempre achei que John Carlos era canhoto

1968 . Fervia o Vietnã sob a chuva de napalm . Ferviam os festivais de rock . Ferviam os guetos das grandes cidades americanas . E ficou congelada a Olimpíada do México quando Tommy Smith e John Carlos subiram no pódio de premiação dos 200m rasos , descalços , com luvas de couro negras e fizeram o gesto do punho fechado dos Black Panthers , contra o racismo .



Foto emblemática . Mas foram necessários 38 anos para que outros fatos relacionados a este gesto , fossem contados . Pelo menos aqui para nós . Foi preciso um artigo da Dorrit Harazin , na Piaui que está nas bancas ( matéria completa no link ) , para contar a participação importantíssima neste evento , do terceiro atleta da foto , o australiano Peter Norman . Mês passado , Peter morreu . E Tommy e John foram a seu enterro na Austrália . Leiam o texto completo , é muito bonita a história .
Não , John não era canhoto . Ele havia esquecido no alojamento seu par de luvas .


23 comentários:

Anônimo disse...

Eu ando mesmo emotivo, essa história me encheu os olhos de água (ou melhor, o que tem água ainda, o outro vive de colírio). Eu me lembro claramente do orgulho que esses caras me deram qdo vi a cena na TV e o ódio que me deu o babaca americano qdo os jornais deram conta das puñições. Não timha idéia do papel do branco do lado. Genial. Não sei se o mundo tem ainda -- ou se cabe a ele ter -- heróis como esses dois.

Anônimo disse...

Momento Periscópio I

Anônimo disse...

Jayme , como escreveu a Dorrit : "Referia-se aos tempos em que a dimensão de um atleta não se reduzia ao tamanho de sua fortuna nem a de seus contratos publicitários. " .

Anônimo disse...

Guga , e nem era uma prova náutica .

Anônimo disse...

a vitória de Jesse Owens sobre hitler em 36 tb foi antológica

Anônimo disse...

Muito boa história.

Anônimo disse...

Guga , não para o maluco de bigodinho .

Anônimo disse...

Pecus
O jargão :" Uma imagem vale mais que 1000 palavras " .
Mas às vezes 2000 palavras melhoram muito a imagem .

Anônimo disse...

peri's, porque será que abaixaram a cabeça?

Anônimo disse...

Anna , especulo : é a hora do hino , e estão de lado no pódio, de frente para as bandeiras que estão subindo . Nesta hora os atletas sempre levantam a cabeça acompanhando a subida das bandeiras . Abaixaram para não acompanhar .

Ana Moraes disse...

a imagem é linda, mesmo.

Anônimo disse...

na mosca, peri's!

peri s.c. disse...

Anna , na mosca ? Vou tentar então um lugar na a equipe de tiro-ao-álvaro para a próxima Olimpíada .

Anônimo disse...

Mais de 30 anos separam as duas imagens, mas pra mim, igualmente emblemática foi a atitude da Seleção Brasileira de Futebol, em 2005, recebendo suas medalhas na Copa das Confederações com instrumentos de samba, cantando, dançando e tocando. Foi um tapa na caretice e na hipocrisia da FIFA e da CBF - era, também, aquela 'gente bronzeada' mostrando seu valor...

peri s.c. disse...

Marcio
Não vi nenhum determinismo naquela cena . Aquela " gente bronzeada " batuca sempre, só estenderam o batuque até o campo, num torneio menor, num jogo que poucos assistiram. E um ano depois na Copa, alegremente, encantados com os próprios umbigos, entraram na caretice, hipocrisia e ôba-ôba reinantes na seleção. Só esqueceram um pequeno detalhe: jogar bola. As únicas vozes brasileiras a desafiar o coro dos contentes, no futebol, foram João Saldanha, Afonsinho, Sócrates, Vladimir e Casagrande.

Ana Moraes disse...

4-3-3
Salve o Tricolor Paulista!

Anônimo disse...

Ana
4-3-3 ?
Também sou tricolor : Alvi-verde e grená .
Grená do Juventos. ( o da Mooca, meeeeeu )

Anônimo disse...

Oi, Peri,
depois eu volto a ler o seu blogue todo!
Antes, estou a reclamar do fato de você ter lançado o seu blogue e não ter avisado do fato. Quase lesa-pátria, o acontecimento.
Agora, feito o registro/reclamação,vou ler o blogue, que me pareceu muito do bom.
Té já e um forte abraço
fernando cals
ps: e já não era sem tempo!
ps2:soube pelo Jaymão!
fc

Anônimo disse...

Uau , Fernando , você por aqui ! Maior honra !
Não avisei, ou melhor estou avisando bem aos pouquinhos, porque em "soft-opening" . Devagar prá começar a dar um rumo prá coisa, entender melhor estes lances de configuração, y otras cositas más.
Grande abraço, seja benvindo, sempre.

Ana Moraes disse...

4 campeonatos brasileiros
3 libertadores
3 mundiais
bjs

Anônimo disse...

Ana , como você coordena esta tricolorzice exacerbada com a delicadeza de suas fotos ?

Ana Moraes disse...

peri, mas a vida não é mais saborosa justamente por causa desses contrastes? Além disso não preciso torcer muito, pois o "Saint Paul de mon petit coeur" (como diriam outrora) é bom pacas!

Anônimo disse...

É , Ana .
Quem dizia esta frase era o " Didu Morumbi ", do Show de Rádio da JovenPan, época que o Osmar Santos era o locutor e o Faustão, reporter de campo .