#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

10.7.10

É fogo no boné do guarda - 1 *



Primário. Tosco.

A parte visível da Copa de 2014 começou mal.
Foi preciso um " concurso " ( como? onde ? quando ? ) dizem que com a participação de 25 ( 25!) agências de publicidade e a escolha do eleito por um comitê de, arghhhh," notáveis " para escolher essa coisa grotesca aí em cima.
Não me atrevo a escrever os nomes ( procurem no Google, é de chorar ) dos demais participantes desse grupelho da champanhota, mas espero em meu santo otimismo que dois deles, Oscar Niemeyer e, vá lá, Hans Donner tenham sido votos vencidos .


Por que não convidaram os especialistas do setor, os bons designers gráficos brasileiros, temos muitos, para criar esse logotipo ? Por que, hemm?

Semana passada na casa de uma amiga comum estive com oito desses profissionais, que atuam na área e são também professores ou diretores de reconhecidos cursos de design aqui de São Paulo. Claro que surgiu o assunto desse logotipo.

Todos se declararam revirando em vida no túmulo perene de nossa cultura.


Um deles, titular de um importante escritório muito conhecido no meio, com um portfólio de significativos trabalhos e muito bem relacionado, disse que estava se preparando para tentar participar do processo de escolha de quem fará a comunicação visual da Copa.
Desistiu quando percebeu a muralha que foi erguida em volta desta questão . Não quis dar nome aos bois, mas disse que os lobbies são muito poderosos

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

Enquanto isso nossa Excelência maior, do alto de seu espírito esportivo e esquecendo de seu conhecido pé-frio no setor, em entrevista decretou que " a de 2014 tem que ser nossa de qualquer jeito ".
Ah, ah, será que ele já combinou com as outras 31 seleções ?


* Rei morto, rei posto, essa Copa já era. Iniciamos então nossa nova série, já que as maracutaias da próxima já rolam alegremente por aqui . Vamos ter muito assunto à respeito nos próximos quatro anos.

11 comentários:

Lina Faria disse...

Peri,
Nunca ví uma peça promocional estatal criativa.
É tudo lobby, mesmo.
Também não acredito em concurso.
Tem que abrir concorrencia com 5, 10, dos melhores do mercado e escolher.
Concurso cria compromisso e espectativas, nem sempre justas.
Já vi várias vezes esse filme.
Sempre a vênus platinada é a mocinha.

peri s.c. disse...

Lina

Óbvio Lina, já que são feitas pelos amigos do poder.
Que jamais primaram pelo talento.
O caminho seria esse que você descreveu, concorrência, entre profissionais de reconhecida capacidade.
Mas esses não tem tempo nem dinheiro para enfrentar os lobbies oriundos do setor publicitário.

Hoje , vale tudo. Vide a questão dos projetos dos estádios. Foi estabelecida alguma regra para escolha dos arquitetos ?
Essa esquista história da adequação do Morumbi, já tem uns cinco projetos consecutivos e diferentes, agora entrou na história até um escritório alemão. E a vai grana rolando.

Lina Faria disse...

O Morumbi é projeto do Artigas, né?
Como se vê, todos temos pecados...

peri s.c. disse...

Lina
É do Artigas , sim.
Mas, de acordo com as exigências da época, projeto de meados dos anos 50.
Originalmente para 120.000 pessoas, hoje creio que só pode receber 75.000.

No magnífico rolo que envolve a sua definição como estádio para a Copa , eventualmente para a abertura, além dos obscuros e complexos interesses políticos/financeiros que estão em jogo ,existe a questão de sua adaptação às exigências de FIFA, onde a maior questão é estacionamento para "convidados" e para caminhões/intalações de equipamentos de transmissão/imprensa, já que as áreas livres em seu entorno são poucas.

WJ disse...

Levando em consideração só o logo, concordo que é meio esquisitinho, porem, no video, a maneira como ele é montado, com a bola voando e as mão agarrando-o, achei muito bem sacado.

Alguem assistiu a um especial na TV (acho que foi na discovery), sobre a construção dos estádios da copa 2010 ?
Foi uma prévia do que ocorrera aqui : atrasos, desvios, falta de planejamento, segregação, etc.

peri s.c. disse...

WJ
Logotipo é uma entidade gráfica estática, animação é outro departamento.
Bola voando e pega pelas mãos ? Futebol virou basquete ? eh, eh.

A farra aqui vai ser das melhores, empreiteiros e satélites estão comemorando faz tempo.

Marcio Gaspar disse...

também achei horroroso. mas adorei o apelido já recebido pela 'peça artística': chico xavier - pelas mãos que formam o conhecido penteado usado pelo médium e pela outra, sobre o rosto (gesto caracteristico quando ele estava 'recebendo'...). o autor do logo é gringo cardia. do apelido, não sei...

peri s.c. disse...

Marcio

" tar e quar" o Chico Xavier.
Vão ter que apelar até para o além para a Copa de 2014 sair redonda.

O Gringo Cardia, como designer gráfico talvez seja um bom cenógrafo, eh, eh.

Selena Sartorelo disse...

Olá Peri,

O lema é : Satisfazendo com o que se tem. Um dos resultados. Lula como presidente, Dilma para sucessora. Uma violência ultrajante moral, social, visual, verbal e todos os "als" Uma mídia podre..uma informação rasa..tá tudo errado ou eu que estou louca? Perdeu-se as minmas referências de tudo e quem as possui se cala...
O país que um dia foi símbolo do futebol hoje tem monstros praticando o esporte e sendo comentado por uma geração que fez da barbarie seu cotidiano, da ignorância seu alimento. Isso que eles nos apresenta então é um símbolo pobre e feio sem criatividade alguma, "iguar qui nem".Cansei dessa estupidez sabia. Não precisa nem muita inteligência muito menos bom gosto para termos e sermos um pouco melhor do que isso. Falta tanto de tudo que o costume em ter só isso já faz parte e é tido como certo, como bom. O que é isso? Tenho presenciado situações tão repulsivas nas últimas semanas que minha vontade é só uma, vomitar...causam nojo. Pqp (perdão pelo palavrão) Mas como se desaprende rápido.Socorro.

peri s.c. disse...

Selena

Louca ?
Nécas.
Você está no pleno exercício daquele produto que sumiu do mercado : lucidez .

À propósito, como hoje postei o Jaguar, lembrei de uma de suas fabulosas tirinhas, os Choppnics, onde ele tirava um sarro dos " intelectuais" de Ipanema da época.
Um deles sempre aparecia de óculos escuros .
Um outro pergunta :
" - Porque você nunca tira esses óculos?"
" - Para não ter que enxergar a realidade" !
Premonitório, a realidade está cada vez pior.

Anônimo disse...

Um dos notáveis é a tal Ivete Zangado, aquela que morava em uma ilha e sonhava com um índio que a desse alegria..., daí dá pra ver porque aquela coisa foi a vencedora.