#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

30.7.13

Leon Ferrari

.


.
Considerado o maior artista plástico da Argentina, Ferrari foi um crítico ferrenho da Igreja Católica e da ditadura militar na Argentina, o que é evidente em grande parte da sua produção. Chegou a ser chamado de "blasfemo" pelo atual papa Francisco, à época em que este era o Arcebispo de Buenos Aires e com quem manteve acaloradas discussões .



Com sua obra mais conhecida, La Civilización Occidental y Cristiana ganhou o Leão de Ouro da 52ª Bienal Internacional de Arte de Veneza, em 2007









Belo depoimento, numa belíssima edição :






Pintor, gravador, escultor, artista multimídia, inicia seu trabalho como escultor na Itália, onde residiu por três anos, com sua família. Em 1946 começou a pintar retratos e a desenhar quadros de flores, embora nunca tendo cursado formalmente uma escola de belas artes.

Em 1960, começa a fazer esculturas de arame e aço inoxidável e, dois anos depois, produz desenhos caligráficos e colagens. Em 1965, engaja-se no movimento cultural e político do Instituto di Tella de Buenos Aires e abandona a produção abstrata.

En 1976, durante a ditadura militar na Argentina, exilou-se na cidade de São Paulo,  época em que retoma a produção de esculturas de metal. Em 1977, passa a fazer esculturas sonoras em barras metálicas e interessa-se por novos meios expressivos, realiza obras em videotexto, microfichas, arte postal, cria livros de artista e trabalha com litografia.

Regressaria definitivamente ao seu país em 1991.

Faleceu  na semana passada em Buenos Aires, sua cidade-natal, aos 92 anos

.

3 comentários:

João Menéres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Menéres disse...

Graças a si, Mauro, passei a fixar mais um nome de um Artista !
Não me choca absolutamente nada o Cristo no jato !


Um abraço amigo.

mauro m disse...

João

Ele foi um grande artista que sempre admirei .
Assista ao vídeo , você verá que foi também uma grande figura humana.