#Header1 { display:none; } #header-wrapper { display:none; }

5.10.08

Primeira etapa






Podem espernear, mas é daí que sai o nosso perfeito auto-retrato .



Rápidas meditações pós-primeiro turno :
( subtítulo possível : Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa )

1. A idéia de que o Sr. Presidente do alto de seus 80% de aprovação, elegeria até um poste, parece que não convence mais nem a Eletropaulo.
O nosso dirigente máximo tomou flambadas praticamente em todos as cidades do Brasil, até Nordeste, em que se envolveu diretamente nas campanhas. Inclusive na cidade que foi o berço político dele e do PT, S. Bernardo do Campo.

2. Misteriosa a cabeça do eleitor : Mme. Favre, perdeu na região eleitoral da "periférica" Freguesia do Ó, um dos bairros definidos por ela em campanha, para receber alguns dos futuros e ilusórios 47 quilometros de metrô. Esse povo não acredita mais em promessa ?
3. Quem acompanhou os debates ontem à noite no rádio e tv, onde participaram proeminentes figuras dos maiores partidos, todos muito hábeis no discurso, a curiosa constatação : entre mortos e feridos , ninguém se machucou.
4. Entre eles, o nosso senador Mercadante deitando falação. Anda sumido, não ? Por onde andou, escondido, durante a campanha ?


58 comentários:

Silvares disse...

Concordo a 100%. Os que nos governam são sempre uma caricatura do povo que somos.

sonia disse...

Então nesta eleição eu estou sem rosto...rsrs

Patty Diphusa disse...

Boralá para o segundo round.

"O preço que os homens de bem pagam pela indiferença aos assuntos políticos é ser governado pelo maus". Platão, não?

bjs

Anônimo disse...

As escolhas são sempre as possíveis e não as ideais! Mas é melhor que continuemos a ter o DIREITO da escolha!

Abçs

Anônimo disse...

Silvares
o "povo" já é uma caricatura, daí...

Anônimo disse...

Sonia
Lembro de um velho ditado que aparecia nas tirinhas dos "Choppnics" do Jaguar, publicadas no Pasquim, sobre aquela geração que frequentava bares profissionalmente : "os idiotas estão sempre nas outras mesas"

Anônimo disse...

Patty
Boralá.
Mas protegidos por um biombo, para evitar os respingos,vai espirrar sangue.

Anônimo disse...

Eduardo
Adaptando ( não estou a fins de pesquisar para descobrir o texto correto ) a frase de Churchill : a democracia é uma merda, mas ainda não inventaram nada melhor.

Ouvindo no rádio e vendo na TV os debates noturnos pós-eleição, com os nomes mais poderosos dos vários partidos, todos tem soluçãos para a reforma eleitoral e mudanças no absurdo processo de campanha. Só que não fazem nada para mudá-los.

Anônimo disse...

Caro Peri, participei de outra eleição. Vc votou em São Paulo?

Anônimo disse...

Peri,

"Acreditem no que falo, mas tenham certeza de que se eleito não farei. Isso é o que se LERIA se pudessemos ler os pensamentos dos candidatos!E em muitos casos nem precisa ser alfabetizado para ler o que passa naquelas cabeças! ...rsrsrs! As "moscas" denunciam....

Anônimo disse...

Googa
Votei, na Soninha e depois de muito pensar, no Nabil, ( pena, por enquanto dançou, o único que conheço que efetivamente pensa a cidade ).
Quando cito o " Ninguém se machucou ", não entro no mérito da questão, me refiro ao discurso dos pais da pátria, inclusive os que tiveram suas expectativas não realizadas e que não dão o braço a torcer. Adoraria ouvir de um desses: " Pô, caímos do cavalo" ( Alckmin ) " Pô, balançamos no salto alto " ( Mme Favre ), " Pô, tá na hora de parar, esqueçam de mim " ( Maluf )

Anônimo disse...

Eduardo
Jogam com o desinteresse posterior da platéia.

Anônimo disse...

tô com o guga, peri: ambos votamos em alguma outra eleição, não a "sua". na "nossa"(minha e do guga), o PT quase dobrou o numero de prefeituras e inclusive colocou sua candidata no segundo turno em porto alegre (coisa não esperada) e derrotou o acm em salvador. quanto àquela que vc chama preconecituosa e machistamente de mme favre, será eleita se conseguir mostrar o óbvio: que ela fará o governo para a maioria da população (como já fez) e que o outro representa o reacionarismo de ex-malufistas e seus asseclas. e quanto à soninha, conforme escrevi no jayme, pra mim morreu 2 vezes: quando saiu covardemente do PT, ao invés de segurar a bucha; e qdo declara agora seu apoio ao kassab. sei de fonte segura, aliás, que a ligação dela com o serra vai muito além da 'simpatia'... ARGH!

GUGA ALAYON disse...

AHAHA. Na verdade participei de outra mesmo. Estava no Rio, fazendo boca de urna pro Gabeira!
Justifiquei duplamente. ahaha
Abraços aos dois!

Anônimo disse...

Marcio
Nenhum de nós é profissionalmente analista político. Eu, como disse, faço, apenas, rápidas meditações.Como entendo que também são as suas.
Deixo para os profissionais do ramo a decisão final, após análises profundas, o veredito de quem foi o "vencedor".Dados e estatísticas requerem um certo cuidado em seus tratamento.

Quanto à Mme Favre, espero que ela consiga mostrar em campanha mesmo tudo o que você diz, ganhar e fazer uma ótima administração. Não odeio minha cidade, quero o melhor para ela.
Só que não acredito que ela seja tudo isso que você vê.Aliás sempre a achei algo assim como um Maluf de saias. Enfim não faz meu gênero, vocês que gostam, votem nela.

Quanto à Soninha, como disse também no Jayme, junto com Erundina, as duas únicas novidades surgidas na política paulistana. Abandonou o PT? Pois saiu tarde. Como o Nabil, que foi fritado por Mme Favre, porque foi contra os suspeitos túneis da Rebouças e Cidade Jardim, deveria ter saído também.
E adorei suas insinuações sobre as relações pessoais da Soninha, mais machistas e preconceituosas que o meu Mme Favre. Afinal é público e notório com quem a ex-prefeita é casada. Acho que saiu matéria até na Caras e no Amaury Jr., na época do casório. Não entendo como uma mulher moderna como ela continua a usar o nome de seu ex-marido.

Anônimo disse...

Googa
Foi eficiente sua boca de urna. Como você chegava na " galera", numas de carioquês ? " E aí, mermão, vamu de Gabeira ? "

jayme disse...

Peri, comento o número 4, pouco falado aqui: Aloizio Mercadante, ontem na TV, estava realmente patético. Não falava coisa com coisa. Não deu para perceber se era raiva pela marcha das apurações ou atordoamento, ainda pelas invertidas que propiciou a si mesmo. Não será prudente se candidatar ao senado novamente. Câmara dos deputados tá de bom tamanho.

Anônimo disse...

Não, peri. Chegava tipo paulitaço mesmo:
"ô, meu... Bi por birra, pau o Kassa-bi e vote no Gabira"
ahahah
Viva o crochet!
Já é!

jayme disse...

Guga, as duas melhores surpresas dessa eleição foram os segundos lugares de Salvador e do Rio. Em Salvador, o PT, que já cumpriu um papel importantíssimo ao desbancar o carlismo do governo do Estado, agora é a esperança de cortar pela raiz o populismo pentecostal, a mais séria doença que ameaça, não só a política, como as instituições brasileiras de forma geral. Vale comentar o curioso colorido dado ao segundo turno pela pragmática atuação do governador Jaques Wagner, que é apoiado pelos dois candidatos. Mas obviamente não poderá ficar neutro. No Rio, Gabeira sanou o mesmo mal já no primeiro turno. Que alívio! A vitória de Crivella colocaria a Universal numa altura inédita. Escapamos dessa, e ainda há a chance de ver Gabeira passar na frente do candidato do sabonete-mór Cabralzinho. Não é impossível. Agora, lamentável foi ver um petista ontem na TV dizendo que o Gabeira é a reedição do Carlos Lacerda. Não, não foi o Aloizio, apesar da frase vestir como uma luva em seu repertório de bobajadas. Animadas essas eleições.

Anônimo disse...

peri: pra aliviar a barra, tem jaguar lá no quasepouco...

Anônimo disse...

Jayme
Na rádio Bandeirantes, onde esteve o Suplicy, comentaram que ele, no estúdio, estava muito nervoso, antes do início das apurações, ficando aparentemente aliviado quando apareceram os primeiros resultados. Inclusive ele foi convocado para nos dois últimos dias de campanha participar no corpo-a-corpo nas ruas.O PT estava esperando um resultado até pior ?

Anônimo disse...

Googa
ah, ah, quem cresceu mesmo nessas eleições foi a turma chegada no crochet.

Anônimo disse...

Jayme
Beleza o resultado do Gabeira. O Crivella era o candidato explícito do Lula, não ? Falam de SP, mas o Rio, tem cada candidato e cada governador ....

Anônimo disse...

Marcio
Já fui ver, já vi que tem na Livraria Cultura, dessa semana não passa, compro.
Grande Jaguar! ( com aposentadoria e tudo, que transforme seus proventos em muita cerveja e underberg )

anna disse...

surpresas por todos os lados.

gostei mesmo foi do gabeira chegar no segundo turno.
será que ele conseguirá governar o ingovernável?

gosto do astral eleições. melhor ainda, foi que depois que digitei meus candidatos, saí (tem acento ainda?) pela paulista comendo um milhinho cortadinho com sal. delicioso.

Anônimo disse...

Anna
As surpresas são ótimas, Gabeira principalmente.
Votei no Cedom, sem carrinho de milho por perto.

Patty Diphusa disse...

Peri

Fui de Nabil tbem, apesar de não de Soninha.

Bjs

Ví Leardi disse...

Peri...E.Longo votou idêntico ...
Soninha, Nabil...eu já fui de Kassab e Mara
Contanto que não Mme Favre...!
:-}

valter ferraz disse...

Peri, me desculpe utilizar o espaço, mas não me contenho. E danem-se os que pensam contra. Peguei lá no Ricardo Noblat:
Rio Grande do Norte - Lula perdeu feio para Agripino Maia

O vexame pessoal de Lula nas eleições municipais do Rio Grande do Norte foi maior do que se sabia até aqui. Sabia-se que ele foi a Natal pedir votos para eleger a candidata do PT a prefeita, Fátima Bezerra. Ela perdeu no primeiro turno para Micarla, candidata do PV e de José Agripino Maia, líder do DEM no Senado, tratado por Lula como desafeto, inimigo, um sujeito que ele evita dizer o nome.

O que só agora se sabe é que Lula perdeu também em Mossoró, o segundo maior colégio eleitoral do Estado. Como está se achando, foi a Mossoró antes de voltar a Natal para participar de um comício de Fátima. Lá, dispensou de recepcioná-lo no aeroporto a prefeita Fátima Rosado, do DEM, candidata à reeleição. Era obrigação protocolar dela recepcioná-lo.

De helicóptero, voou do aeroporto para a universidade local. Discursou, mas não falou sobre política. E foi direto para o Hotel Termas, onde Larissa Rosado, do PSB, montara um estúdio para que ele gravasse uma mensagem de apoio à sua candidatura a prefeita. Gravou, bebeu bem durante a tarde, segundo testemunho de um garçon do hotel, e voou a Natal.

Ali, desfechou um duro ataque contra Agripino Maia. De cima do palanque de Fátima Bezerra, diante de mais de 10 mil pessoas, disse coisas tais como:

- Esperei muito tempo para fazer um ajuste de contas com ele [no caso, "ele" era Agripino Maia].

- Voltarei aqui em 2010 quantas vezes for necessário só para derrotá-lo.

- Se eles fossem bons estariam neste palanque.

- Ele é um político que faz política suja com discurso de madrugada.

A prefeita de Mossoró se reelegeu com 53% dos votos válidos.

Fora Natal, dos outros cinco maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Norte (Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Ceará Mirim), o DEM ganhou em cinco, elegendo um prefeito, um vice, e fazendo parte da coligação vitoriosa em três.

A governadora Vilma Maia (PSB) perdeu em quatro dos cinco. E Garibaldi Alves (PMDB), presidente do Senado, em dois. Garibaldi perdeu em Natal aliado com Vilma e o PT. Ganhou aliado com Agripino Maia em Mossoró, Parnamirim e Macaíba.

Por que Lula perdeu nos dois maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Norte? Porque quis. Porque fez política com fígado.

O deputado Ulysses Guimarães, ex-presidente do PMDB, da Câmara dos Deputados e da Assembléia Nacional Constituinte de 1988, ensinava que não se faz política com fígado.

Lula recusou o apoio de Ulysses e do PMDB ao tentar se eleger presidente da República pela primeira vez em 1989. O PMDB tem, hoje, cinco ministérios no governo dele. E 14 partidos apóiam o governo.

O velho Lula, líder sindical enfezado, o sapo barbudo como Leonel Brizola o chamou um dia, ressuscitou nas eleições municipais do Rio Grande do Norte. Deu no que deu.
É isso.
Obrigado.

Lord Broken Pottery disse...

Peri,
O Nabil é meio teimoso, desde o tempo de escola. Deveria ter saído do PT faz muito tempo. Teria mais votos, se elegeria sempre. O meu estaria garantido para o resto vida, seria meu eterno vereador.
Grande abraço

Anônimo disse...

Patty
É isso, cada um na sua. E que os céus nos ajudem.

bjs

Anônimo disse...

Vi
coincidências arquitetônicas eleitorais.

Anônimo disse...

Valter
Eles que apreciam buchadas de bode, mocofavas e mocotós, que se entendam, eh, eh.

Anônimo disse...

valter, me desculpe mas é ridículo esse texto desse noblat. tudo o que o lula disse do agripino é verdade: o cara é um remanescente do pior dos piores coronéis do nordeste. e o pt perdeu lá? tudo bem. o noblat se esqueceu de dizer que o pt foi o partido que mais cresceu nessas eleições. aliás é o unico partido que vem crescendo sucessivamente, em todas as eleições, desde 1985. perdeu no RN? OK, mas derrotou o escroque acm neto na bahia. uma coisa compensa a outra, com folga... e é lamentavel, ainda por cima, insistir com a pecha de 'bêbado' pra cima do lula. puta baixaria e dificuldade terrível para reconhecer os acertos e a força do hômi. beber umas e outras? quem não bebemos? ora, vá catar coquinho!

Anônimo disse...

Lord
Ele foi meu contemporâneo de FAU, anos 70. Me surpreendi quando vi que sairia candidato pelo PT. E que visivelmente estava entregue à própria sorte, meio que largado pelo partido. Recebi, uma única mala direta de propaganda acho que na última quinta-feira, logo ele que mantinha comunicação constante via essas malas-diretas, comunicando suas atividades de mandato. E no entanto não saiu do partido, uma pena.Pensei muito antes de votar nele.

Patty Diphusa disse...

Uma dúvida, Peri, para qual partido ele poderia ir?

Anônimo disse...

ele poderia ir para o dem, patty, o partido que os sábios intelectuais e profissionais liberais, gente bem vestida e cheirosa da usp, quer ver na prefeitura de sp, hehehe....

Anônimo disse...

isso aqui é muito bom!

Anônimo disse...

Patty
PSB fazendo dupla com a Erundina, ou PPS, fazendo dupla com a Soninha.

Anônimo disse...

Marcio
Erro de avaliação de sua parte, essa turma que você descreveu não quer ver o DEM na prefeitura. O que eles NÂO querem é ver Mme. Favre lá. Se só um dos dois, Alckimin ou Kassab, tivesse participado, a eleição teria acabado no 1º turno. Vocês apreciadores da Mme. deviam dar graças ao céus pela sobrevida oferecida à ela.


Quem ganhou a eleição, no total de votos, quantidade de prefeitos e vereadores eleitos, como sempre é esse misterioso e ardiloso PMDB, na mão de quem o Sr. Presidente, com seus 80% e tudo, vai ter que comer muito alpiste...... Semana passada, se você acompanhou o noticiário,houve uma audiência presidencial com o Michel Temer, que foi lá colocar algumas cartas na mesa. E parece que já saiu com a vice-presidência da futura chapa. Por enquanto. Curioso, não é ? E na semana anterior às eleições...
Esse nosso país é muito grande e complexo para comemorações e conclusões precipitadas ou visões parciais, ignorando as entrelinhas da vida política.

Anônimo disse...

Googa
Bom ? Coloca bom nisso. Em nossa cidade-monstro substiui aquele saudável e interminável papo de buteco , varando a noite. E acabando em pizza.

Anônimo disse...

peri, olha a manchete da folha (caderno eleições) de hoje: "oposição perde espaço pelo país; PT tem o maior crescimento".

Anônimo disse...

Marcio
Como você vê, com essas manchetes, a "grande imprensa golpista" já não é mais a mesma... eh, eh.

Anônimo disse...

Peri,
pelo gosto por Ivan Valente (apesar de não gostar de Heloísa Helena e nem ser PSOL) e Bonduki, acabei como a Sônia, sem rosto.
O "punk-da-periferia-classe-média" parece acreditar em outras coisas, nunca sabe, quiçá de fato críveis.
Prefeitura: mais de 2 bilhões em caixa e vai me dizer que investiu massiçamente na saúde? Com o Serra, absolutamente nada de CEUS, muito pelo contrário. Se voltaram a isso é pq deve de dar votos, né?
Pra prefeito, voto 1o. turno a favor e 2o., contra.
Bjs.
O (neo-fasci) Bornhausen deve de estar feliz.

roserouge disse...

Peri, não te tenho visitado porque de política brasileira não entendo nada. Nem da portuguesa. Política não é a minha praia, são todos iguais em todo o lado e quero mais é que se expludam todos. Tenho dito!

Anônimo disse...

a memória não é curta (ao menos da minha parte) e a tal da 'grande imprensa' continua, SIM, descaradamente fazendo o jogo que favorece PSDB/DEM. isso é evidente, e nem o ombudsman da folha consegue esconder. às vezes, como na manchete de hj, 'escorregam', já que fica difícil enganar a todos o tempo todo. e estou falando 'de cadeira' - sou (fui) jornalista, já trabalhei no estadão, conheci e conheço muita gente da folha do globo da tv globo e etc. sei exatamente como a banda toca.

Anônimo disse...

Acho como o Márcio.
Caso Alton, Daniel Dantas e o pretexto "SNI-contemporâneo" e outras esquisitices mais.
No Estado de São Paulo? Quero saber muito, repórteres lá no Paranapanema, terra abundante que está ficando abusadamente em nome de uns poucos.
Tá, só pra não me chamar de dogmática: Raposa-Serra-do-Sol vs arrozeiros, onde é que estão as discussões?
Ainda bem que lá no voto os arrozeiros levaram uma bucha.
Bjs.

Patty Diphusa disse...

Peri, o desamparo dos "líderes" do PPS a alguns candidatos sérios do interior me deu vergonha. No caso que acompanhei mais de perto o argumento do "líder" para apoiar o candidato do PSDB foi de que "ele tinha mais chances". Horrível. Ainda bem que o Nabil ficou no PT.

Anônimo disse...

Ery / Marcio / Sibila ( coment.2 )

Não dá para confiar nem na grande , nem na média, nem na nanico imprensa.
E nem em tvs, rádios ou revistas e nem em blogs. Todos são absolutamente tendenciosos.
Até a Bíblia é tendenciosa, aliás.

Por ex. , a única revista que levo à sério é o Coquetel de Palavras Cruzadas,
( Desafio Cabeça Muito Difícil Turbo ) mesmo assim tem umas definições meio que mandrakes lá, de vez em quando, depois de uma olhadinha discreta na solução, dá vontade de botar fogo na revista.

Anônimo disse...

Sibila e Patty

Todos ( todos! ) os partidos deviam ser extintos, são verdadeiros frankensteins, e devíamos começar tudo de novo.
O Ivan Valente ainda tentou um discurso mezzo ideológico nos debates, mas para as paredes.

Anônimo disse...

Roserouge

ah, ah, nem nós entendemos essa política brasileira....

Anônimo disse...

caráio! e o chalita foi o vereador mais votado! me tira o tubo!!!

Anônimo disse...

Marcio
Nesse ponto, concordamos, aí fudeu.
O timóteo mais uma vez entrou, afeeee.
Mas podia ser muito pior, 20 e poucos mil imbecis votaram em sergio malandro, quase entrou.

peri s.c. disse...

Ery
ah, ah, confie, pero no mucho ...

jayme disse...

Peri, cuidado. "Coquetel" também é vendida ao imperialismo, à direita e às elites. Prefira "A Recreativa", publicada em Poços de Caldas há mais de 50 anos e à venda nas melhores bancas de jornal da cidade.

peri s.c. disse...

Jayme e ery
Recreativa ! Naão conheço , onde acho essa preciosidade ?

jayme disse...

Peri, nas melhores bancas do ramo. E as cruzadas em branco a que o Ery se refere são a Meca de quem gosta de palavras cruzadas.

Anônimo disse...

Jayme
grande dica, preciso olhar com mais atenção as bancas de jornais, e não apenas me concentrar nas revistas de "muié pelada".